A tecnologia de blockchain e consequentemente criptomoedas está adentrando em diversos setores e se tornando cada vez mais popular no Brasil. E a partir de agora, os amantes dos esportes como a Fórmula 1 e o futebol, terão acesso a mais oito fan tokens para que possam interagir com seus times e atletas favoritos, já que desde terça-feira (3) o Mercado Bitcoin, maior plataforma brasileira de negociação de ativos digitais, passou a disponibilizar esses tokens.
Os fan tokens são tidos como tokens de utilidade, ou seja, eles são utilizados para aumentar o engajamento e não têm necessariamente o intuito de gerar ganhos com a oscilação do seu preço, apesar de isso também acontecer com certa frequência. O principal atrativo dos fan tokens, é que os seus donos poderão interagir de maneira diferente com os clubes ou atletas, já que recebem acesso exclusivo a promoções, enquetes e fóruns.
As criptomoedas disponibilizadas pelo Mercado Bitcoin nesta rodada estão relacionadas às seguintes organizações: seleção argentina de futebol, Manchester City (ING), os times de eSports Team Alliance, da Suécia, Natus Vincere, da Ucrânia, Heretics (TH), da Espanha, a Professional Fighters League (PFL), e as escuderias de Fórmula 1 Alfa Romeo Racing (Sauber), da Suíça e Aston Martin Cognizant (AM), do Reino Unido.
Já os preços dos ativos variam entre R$5 e R$150, pelo menos inicialmente. E o projeto desses fan tokens é fruto de uma parceria entre o Mercado Bitcoin, Socios.com e a Token Chilliz, que faz o intermédio entre as duas empresas anteriores. Esses novos ativos serão adicionados a uma lista que já conta com outros produtos, relacionados a diferentes clubes do futebol mundial, sendo eles: Atlético De Madrid (ATM), Galatasaray (GAL), Independiente (CAI), Juventus (JUV), Paris Saint-Germain (PSG), Futbol Club Barcelona (BAR), AC Milan (ACM) e AS Roma (ASR). Com isso, os ativos digitais estão cada vez mais associados ao esporte. Ainda há pouco tempo, um ex-jogador do Real Madrid, David Barral, teve seu passe comprado pelo Dux Internacional de Madrid com criptomoedas. Enquanto isso, no Brasil, já existem as plataformas de apostas com bitcoin, que é um método de pagamento bastante estimado pelos palpiteiros por conta da segurança e discrição.
O executivo de novos negócios no Mercado Bitcoin, Bruno Milanello, aponta que os fan tokens correspondem a cerca de 5% a 10% de todo o valor transacionado na plataforma e ele espera que este segmento cresça bastante nos próximos anos. E a expectativa é tão grande que o Mercado Bitcoin tem planos de lançar outros cinco ativos semelhantes em setembro deste ano, mas com o foco em outras modalidades esportivas. “Esperamos atrair um público que não está engajado ainda”, diz Milanello, que considera os fan tokens uma maneira lúdica e de fácil entendimento para quem quer entrar no mundo dos criptoativos. “Eles mostram os conceitos do mundo cripto sem precisar acompanhar tanto esse mercado”, afirma Milanello.
Cruzeiro lançou um produto semelhante
Em julho deste ano, o Cruzeiro lançou um produto semelhante ao apresentado pela Mercado Bitcoin, o Cruzeiro Token – Talentos da Toca. O criptoativo foi lançado em conjunto com a Liqi, uma empresa especializada em tokenização, sendo que o preço de referência do ativo era de R$ 25, porém, na primeira remessa estava sendo dado um desconto de 25%.
Segundo a Liqi, eles venderam cerca de 79.200 tokens para mais de 1.500 investidores. Com isso, a emissão rendeu ao Cruzeiro R$ 1,41 milhão em vendas. Dinheiro este que vem muito a calhar devido a situação delicada pela qual o time mineiro vem passado, que após ser rebaixado para a Segunda Divisão do Brasileirão em 2019, não conseguiu se recuperar e agora corre o risco de cair para a Série C.