O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) José Roberto Tadros teve os bens bloqueados após pedido do Ministério Público do Amazonas nesta sexta (16).
Por ordem judicial estão bloqueados os bens até R$ 7.292.054,04 de José Roberto Tadros, Simone de Souza Guimarães e da Tropical Comércio de Derivados de Petróleo Ltda.
Confira trecho da sentença:
“Por fim, entendo assistir razão à pretensão liminar do Ministério Público de decretação de indisponibilidade de bens dos réus, uma vez que verifica-se que a documentação apresentada supõe a prática de atos de improbidade que causaram prejuízo ao Erário, enriquecimento ilícito e contra os Princípios da Administração Pública
(arts. 9, 10 e 11 da Lei n. 8.429/92), o que demonstra o fummus boni iuris. Pelo exposto, DEFIRO o pedido LIMINAR formulado pelo
MINISTÉRIO PÚBLICO, de forma a DECRETAR A INDISPONIBILIDADE DOS BENS pertencente aos Requeridos JOSÉ ROBERTO TADROS, SIMONE DE SOUZA GUIMARÃES E TROPICAL COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA, incluídos os móveis, imóveis, direitos, ações e ativos financeiros (aplicações financeiras, depósitos, créditos, títulos, valores mobiliários, ações, moeda estrangeira), até o valor de R$ 7.292.054,04, à exceção de contas-salário (o que deverá ficar comprovado nos autos).
Ficam vedados os saques, resgates, retiradas, pagamentos, compensações e quaisquer outras operações que impliquem em liberação de valores, devendo os saldos porventura existentes nas
contas de titularidade dos Réus ser transferidos para a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, a fim de que fiquem à disposição deste Juízo.
À Secretaria, para que promova, via SISBAJUD, o bloqueio dos valores de titularidade da ré em instituições financeiras até o limite indicado, devendo, igualmente serem oficiados os Cartórios de Imóveis da cidade de Manaus, bem como o DETRAN, de modo à proceder-se à indisponibilidade dos bens dos Réus.
CITE-SE os Réus via Edital conforme art. 256, II do CPC para, querendo, apresentarem contestação no prazo legal.
Intime-se. Cumpra-se.
Manaus, 16 de julho de 2021.
Assinatura Digital
LEONEY FIGLIUOLO HARRAQUIAN
Juiz”
Empresário desde 1974
Nascido em Manaus, Tadros é formado em Direito pela Universidade do Amazonas e atua como empresário do setor terciário desde 1974.
Além das suas atividades comerciais e sindicais, ele é autor e coautor de diversos livros e membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia de Ciências, Artes e Letras do Amazonas.