É que foi publicado no Diário Oficial da União um decreto que zera as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidentes sobre bebidas alimentares à base de produtos vegetais que não contenham leite animal, produtos lácteos ou gordura deles derivados em sua composição. O imposto, que já tinha sido reduzido de 4% para 2,5%, agora não existe mais.
“Um consumo mais consciente não pode esbarrar em custo. Por isso, esse avanço é tão importante. Ele é resultado de um esforço coordenado e consistente de vários setores, principalmente da indústria de bebidas vegetais”, destaca a diretora executiva da SVB, Mônica Buava.
Consumidas por muitos veganos, as bebidas vegetais alternativas ao leite animal são também uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose. Estima-se que 60% a 70% da população tem algum grau de intolerância à esse açúcar que vem do Leite animal.
Apesar de o percentual eliminado ser baixo, ele é um indicativo de que as isenções possam chegar em outros tributos aplicados aos produtos veganos. Estima-se que a bebida vegetal tenha 4 vezes mais impostos do que as de origem animal, como o leite de vaca. Além dos impostos, o setor de bebidas vegetais ainda encontra outros obstáculos como o custo da matéria-prima e escala pequena de produção, mas a SVB entende que a equiparação de taxações é incentivos fiscais são fundamentais para a concorrência justa.
“Simplesmente não é justo nem certo que produtos veganos sejam mais onerados com impostos do que os seus similares de origem animal. Esse foi o primeiro passo. Ainda há outros impostos que são desiguais e não incentivam esse consumo consciente. Precisamos trazer os produtos veganos, no mínimo, para a mesma régua, a mesma linha de partida”, defende Mônica.
Com o IPI zerado, a SVB espera que os leites vegetais possam ficar mais baratos, mas entende que caberá ao varejo fazer com que a redução de preço chegue ao consumidor final.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.