Você já sentiu isso? Aquele frio na barriga e o coração batendo mais forte quando você diz “Agora eu vou emagrecer”? Você não sabe o que, mas alguma coisa está dizendo que dessa vez será diferente. Não serão apenas palavras de mudanças, mas verdadeiras atitudes para mudar de vez o seu corpo e se tornar uma pessoa magra, feliz e que ama se olhar no espelho. Uma mudança que você sempre sonhou e desejou, EMAGRECER E NÃO VOLTAR MAIS AO PESO QUE TEM HOJE. Você sente uma motivação dentro de você, começa a comer menos besteiras e até inicia sua caminhada ou retorna para a academia. Você está confiante. Você sabe que agora vai voltar a usar as roupas que tanto deseja, ser elogiada pelos amigos e pelo companheiro e se sentirá muito bem e feliz, como se sentia quando estava no peso ideal. Mas você está com medo. Você tem medo de desistir, de desmotivar e de sair do foco. Você tem medo dos olhares críticos e desconfiados dos seus familiares e amigos como se todos soubessem que daqui a 15 dias tudo irá parar, como das outras inúmeras vezes. Você está com medo porque já leu e ouviu tantas dicas de como perder peso que parece que o certo é só tomar agua e comer ovos o dia todo. Você tem medo de passar fome, de nunca mais comer nada que gosta e sabe que seus familiares não irão ajudar você e, pelo contrário, farão tudo para te sabotar comendo e bebendo com exagero na sua frente. E acima de tudo: quando tem resultado e emagrece, volta a engordar ou vive com medo de recuperar tudo que perdeu na primeira viagem da família. Você já sentiu isso?
Continue lendo esse texto para saber mais sobre a surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre emagrecimento.
O cérebro humano é um órgão incrível e encarregado pelo funcionamento correto dos nossos corpos, desde o controle dos movimentos dos nossos membros, dos nossos cinco sentidos e da nossa fala, até de nossos pensamentos e memórias. Já parou para pensar nisso?
Estudos variados têm demonstrado como esse órgão é extremamente complexo, e com o avanço da tecnologia e da medicina foi descoberto que o cérebro possui um papel importantíssimo na eliminação de peso e no processo de emagrecimento. Mas, nem todo mundo é capaz disso, sabe por quê? Para que o cérebro atue no emagrecimento de uma pessoa ele precisa ser treinado, e isso pode ser a chave e o maior segredo na área do emagrecimento e da melhoria da qualidade de vida descoberto pela neurociência.
Você deve estar pensando: Mas nutri, isso é tão novo, o que é neurociência?
A neurociência é a área de estudos que analisa todo o sistema nervoso para compreender como funciona, a maneira com que evolui e até suas mudanças conforme o passar do tempo. Além do cérebro, a neurociência também estuda toda a estrutura dos nervos e a medula espinhal.
Agora que você sabe o que é neurociência e o que ela estuda, ficará muito mais fácil de compreender a relação dessa área com o emagrecimento.
Uma pesquisa de neurociência descobriu que o cérebro pode tanto auxiliar quanto atrapalhar na eliminação de peso saudável, e que isso depende muito do controle mental que a pessoa tem. Esse estudo revolucionou a área do emagrecimento, pois antes os profissionais olhavam apenas para a parte física dos pacientes e não para sua mente.
Então, foi percebido que pessoas que já tentaram vários métodos de emagrecimento e não obtiveram resultados, que emagreceram, mas sempre recuperaram o peso novamente por causa do efeito sanfona, ou que comem por compulsão ou emoção, respondem mais a programas de emagrecimento que trabalham focados em descobrir e controlar os pensamentos sabotadores. Depois de muitos estudos e formações, percebi que pacientes que apresentavam dificuldades para emagrecer por métodos tradicionais, controlando apenas alimentação e treinamento físico, tinham resultados incríveis quando passavam pelo método de emagrecimento o qual desenvolvi a partir de ferramentas de perfil comportamental e autossabotagem, pois ele utiliza técnicas e ferramentas de coaching, PNL para reprogramar a mente do cliente de emagrecimento resgatando ou introduzindo novos hábitos saudáveis, hoje a ciência explica esse processo como loop do hábito, você instala um start na mente, cria uma rotina no cliente e gera a recompensa tardia, assim a reprogramação da mente para emagrecer acontece.
Utilizando apenas a prescrição de dietas para pacientes que sofrem de ansiedade, estresse, comem por emoção ou já tentaram inúmeros métodos de emagrecimento, é mais difícil a adesão ao tratamento e alcance de metas, tornando o paciente cada vez mais frustrado e piorando sua relação com o emagrecimento, com o corpo e sua autoestima. Isso aumenta a desistência e dificulta o acompanhamento com profissional especializado em emagrecimento. Utilizando a reprogramação da mente para emagrecer, partindo da analise comportamental e a teoria do loop do hábito, consigo manter os clientes motivados, focados e com mais adesão a dieta e aos treinos.
Para conseguir que o corpo que você tanto deseja, você precisa percorrer um caminho com 4 etapas.
1 – Comer os alimentos certos PARA VOCÊ e para seu cérebro.
Os alimentos interferem diretamente na formação ou na eliminação de massa cerebral, então opte por comidas ricas em ômega-3 e em outros nutrientes que aumentem a energia e diminuam ansiedade e depressão;
2 – Fazer exercícios físicos diariamente
Atividade física libera substâncias ideais para o bom funcionamento do cérebro, causando uma melhora significava nas funções cognivas e atuando como um antidepressivo natural;
3- Exercitar o cérebro
Não é apenas o corpo que precisa de exercícios para continuar saudável, o cérebro também precisa se manter exercitado através de desafios e novos conhecimentos.
4 – Oração e/ou meditar
Pensamento positivo é a chave para manter seu cérebro sadio, além de ajudar a mudar a maneira de como enxergamos a vida. Então, sempre faça suas orações, meditações ou mantenha apenas a calma. Limpe sua mente todos os dias para ter sucesso com os seus objetivos mais claros.
A neurociência em conjunto com o coaching de emagrecimento traz mais do que o resultado na balança, as transformações são visíveis tanto no corpo, como na vida pessoal e profissional das pessoas que já experimentaram essas novas técnicas no emagrecimento.