Trump elegível para disputar eleições presidenciais
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Donald Trump é elegível para disputar as eleições presidenciais, caso seja escolhido como favorito à indicação do Partido Republicano para suceder o presidente democrata Joe Biden.
A decisão da Suprema Corte ocorre em meio a um debate que levou a Justiça do Colorado a considerar Trump inelegível por supostamente violar a “cláusula insurrecional” da 14ª Emenda ao incitar seus apoiadores a atacar o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.
A revogação da decisão da Corte do Colorado terá efeito em todos os demais estados, impulsionando a candidatura de Trump um dia antes da “Superterça”, quando 16 estados e territórios, incluindo o Colorado, realizarão votações para a pré-candidatura presidencial. Essa decisão jurídica diminui as chances da ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, de substituir Trump como nome republicano na disputa contra Biden. No entanto, Trump ainda enfrenta outros quatro processos criminais. Mesmo assim, a indicação do seu partido amanhã garantiria sua participação na disputa presidencial.