Stop e Play: Entenda a descoberta neurocientífica que mostra sistema do cérebro que funciona de forma similar a um controle remoto

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto ilustrativa (Pixabay)

 

O cérebro humano é uma das estruturas mais fascinantes do corpo humano, conforme os estudos sobre a região avançam novas descobertas vão se somando e trazendo novos horizontes sobre o seu funcionamento.

 

Recentemente um novo estudo descobriu um grupo único de neurônios com uma capacidade de pausar e reiniciar similar à ação de um controle remoto. De acordo com os resultados, o cérebro possui um grupo de células nervosas no mesencéfalo, em uma área chamada núcleo pedunculopontino (PPN) que sob estímulo são capazes de interromper os movimentos e reiniciá-los novamente de onde parou, algumas vezes com um novo padrão.

 

A ação das células foi diferente de outros sistemas de pausa já conhecidos do cérebro, como o relacionado ao medo, e pode se aplicar a outras condições.

 

A descoberta pode ajudar no tratamento de Parkinson

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a descoberta pode ajudar a entender melhor o processo de desenvolvimento de Parkinson.

 

A descoberta desse mecanismo do cérebro pode ajudar a ampliar a percepção do funcionamento do cérebro, em especial dos processos que levam a condições cerebrais”.

 

De acordo com os próprios pesquisadores, o sistema pode permitir entender alguns sintomas de doenças, como o Parkinson, que são similares ao processo, como paradas motoras ou congelamentos, o que pode ajudar a direcionar melhor tratamentos em áreas específicas do cérebro” Afirma Dr. Fabiano de Abreu.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela (MF Press Global)

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Mais lidas

IgesDF abre seleção para profissionais da ...
Caiado inaugura Palácio da Educação: nova ...
Todos contra o abuso infantil: GDF mobiliz...
...