STF forma maioria a favor do recebimento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas de janeiro em Brasília
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor do recebimento das denúncias contra 250 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por vândalos. Com isso, o total de réus sobe para 550.
Seis dos sete ministros votaram a favor do recebimento das acusações, seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Ainda faltam os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. O julgamento, que começou na quarta-feira (3), segue até segunda-feira (8), no plenário virtual do STF.
Este é o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1.390 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar a depredação de prédios públicos no centro da capital.
Os acusados vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime. Haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer.