STF forma maioria a favor do recebimento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Brasília (DF), 08.01.2023 - Manifestantes golpistas invadem o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

STF forma maioria a favor do recebimento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas de janeiro em Brasília

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor do recebimento das denúncias contra 250 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por vândalos. Com isso, o total de réus sobe para 550.

 

Seis dos sete ministros votaram a favor do recebimento das acusações, seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Ainda faltam os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. O julgamento, que começou na quarta-feira (3), segue até segunda-feira (8), no plenário virtual do STF.

 

Este é o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1.390 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar a depredação de prédios públicos no centro da capital.

 

Os acusados vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime. Haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer.

Mais lidas

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
Governo de Goiás age com firmeza contra de...
Vila Sertões abre em Goiânia com atrações ...
...