STF condena Carla Zambelli por porte ilegal de arma e fixa pena de 5 anos de prisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, votou nesta sexta-feira, 21, pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma. O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.
A parlamentar é ré em um processo relacionado a um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, em São Paulo, quando perseguiu um homem armado com uma pistola. Mendes sugeriu que o STF decrete a perda do mandato de Zambelli como consequência da condenação criminal. A pena fixada pelo ministro foi de 5 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente semi-aberto, além do cancelamento definitivo do porte de arma da deputada.
“O contexto fático em que a deputada federal persegue em via pública, com arma de fogo, indivíduo desarmado de corrente partidária adversa, na véspera das eleições, após troca de insultos recíprocos, reveste-se de elevado grau de reprovabilidade”, afirmou o ministro em seu voto.
O julgamento está sendo realizado no plenário virtual do STF, uma modalidade em que os ministros registram seus votos de forma eletrônica, sem debates ao vivo. A votação segue aberta até o dia 28 de março.