“Spoiler” de Alcolumbre: CCJ fica com MDB. Mas, se presidente for aliado de Renan, tucanos atacarão

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por Maurício Nogueira

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deu o “spoiler” (gíria atual que quer dizer antecipar algo, originária da palavra em inglês “spoil”, cujo significado é estragar), abrindo a divisão dos comandos das comissões do Senado. Ele adiantou  nesta quarta-feira (6) que caberá ao MDB a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, os tucanos avisaram que se o presidente da comissão escolhido for aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL) disputarão o comando pelo voto.

Tradicionalmente a CCJ realiza a análise dos principais projetos em trâmite na Casa. Propostas de emenda à Constituição (PECs), tais como a reforma da Previdência, e projetos que fazem, por exemplo, alterações na legislação penal são submetidos à comissão.

Alcolumbre clarificou acordo entre MDB e PSDB quanto ao comando da comissão. Mesmo com os líderes partidários se reunindo  na próxima terça-feira (12) com a finalidade de concluir os integrantes das comissões. Entre outras atribuições, a CCJ analisa a viabilidade legal de quase todas as matérias submetidas em pré-estágio de tramitar para o plenário da Casa. Daí a sua importância e peso no Legislativo.

Acerto “tucanoemedebista”

“A CCJ vai ficar com o MDB, que foi uma articulação entre PSDB e MDB, numa costura que o MDB está consolidando, pelo que o senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido, disse, na reunião da bancada”, informou Alcolumbre.

Já o líder do PSDB, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou que existe um acordo em torno do nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Tebet não deve ser convidada à mesma mesa de Renan para um jantar.

Senadores tucanos garantiram que se MDB indicar qualquer aliado de Renan, não titubiarão em disputar o mais importante cargo da mais cobiçada cadeira das comissões.

 O colunista Gerson Camarotti, da Globonews cravou que MDB indicará Simone para presidir a CCJ. Enquanto o líder do MDB, Eduardo Braga faz boca chiusa sobre qual será o postulante.

PSD na CAE

Além da CCJ, está esquematizado ainda que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá ser comandada pelo PSD, segundo Alcolumbe. E o favorito para ser indicado pela legenda é o senador Omar Aziz (PSD-AM). Sabatinar indicados para presidir Banco Central, avaliar projetos da área econômica, além de analisar concessões de empréstimos são atribuições desta comissão.

MDB de novo

Segundo Alcolumbre, quem pinçará, do seu quadro, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) será o MDB. A CMO, integrada por senadores e deputados, tem como atribuição analisar projetos orçamentários da União, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Trata-se de uma comissão cuja a direção tem que ser bastante qualificada para tratar dos recursos que serão gastos pelo governo ao longo do próximo ano. Com informações do G1.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Mais lidas

CLDF Solidária: Ajude o RS
Brasília solidária: 100 toneladas para o Sul
Ataque a William Bonner: Globo reforça seg...
...