Sesc-DF e Senac-DF são homenageados com o Dia S, após mais de 8,5 milhões de atendimentos e investimentos bilionários em educação, saúde e cultura no Distrito Federal
A força do Sistema S no Distrito Federal ultrapassa números: é sinônimo de transformação social, acesso ao conhecimento e dignidade. Sob a presidência de José Aparecido Freire, o Sesc-DF e o Senac-DF têm protagonizado uma verdadeira revolução na vida de milhares de brasilienses — um trabalho agora reconhecido oficialmente com a criação do Dia S, instituído pela Lei nº 7.665/2025.
Mais que uma data comemorativa, o Dia S marca o reconhecimento do impacto social de um sistema que, só em 2024, realizou mais de 8,5 milhões de atendimentos nas áreas de saúde, nutrição, cultura, esporte e lazer, por meio do Sesc-DF. Já o Senac-DF avançou com 1,1 milhão de horas-aula, 67 salas tecnológicas, novos polos educacionais e 64 cursos sintonizados com o futuro do trabalho. A presença estratégica também se consolidou em locais simbólicos, como a Rodoviária do Plano Piloto — com a Central de Matrículas — e o Senac Casa de Chá, que encantou mais de 115 mil visitantes.
As conquistas foram celebradas nos dias 16 e 17 de maio, com uma programação nacional que reuniu autoridades, empresários e a população. Na cerimônia de abertura, a vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou o papel essencial do Sistema S como parceiro do governo. “Mais de R$ 2 bilhões investidos, que se traduzem em cidadania, educação e inclusão. O Sistema S está onde o Estado precisa estar, com excelência e compromisso”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa, reforçou a missão transformadora da entidade. “O Sistema S faz a diferença. E o Dia S será o momento anual para mostrarmos toda essa potência à sociedade”, declarou, celebrando também os 80 anos da Confederação Nacional do Comércio (CNC), cuja trajetória fortalece ainda mais o setor de comércio, serviços e turismo no país.
O evento também revelou grandes novidades: a CNC, presidida por José Roberto Tadros, anunciou a construção de um Centro de Distribuição do Senac, uma escola de capacitação, um hotel e um hospital na 613 Sul. “São investimentos que geram empregos, movimentam a economia e reafirmam nosso compromisso com o DF. O presidente Tadros tem sido um aliado incansável de Brasília”, pontuou Freire.
Com raízes sólidas e olhos no futuro, o Sistema S segue como símbolo de desenvolvimento, solidariedade e esperança para milhares de famílias brasilienses.
Fotos:Cristiano Costa/Fecomércio DF/Vagner Carvalho – Sesc-DF e Raphael Carmona/Senac-DF