Sistema CNC-Sesc-Senac assina acordos para fortalecer comércio e serviços

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Fecomércio-DF

Parceria entre Sistema CNC-Sesc-Senac e governo visa fortalecer comércio e serviços no Brasil com foco em políticas públicas para micro e pequenas empresas

 

 

O Sistema CNC-Sesc-Senac firmou nesta quarta-feira (26) dois Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o governo federal, voltados para o fortalecimento do setor de comércio e serviços no Brasil. A cerimônia, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, contou com a presença do vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin.

Cooperação com MDIC e MEMP

O primeiro acordo foi celebrado com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), representado pelo secretário executivo Tadeu Alencar. Este acordo, que inclui planos de trabalho e a participação de equipes técnicas da CNC e dos ministérios, visa à formulação de políticas públicas para impulsionar os setores de comércio, serviços e turismo. Os eixos temáticos prioritários incluem a desburocratização, o acesso a crédito, a digitalização, a inovação e o combate à pirataria.

José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, destacou a importância da parceria: “Para cada um dos acordos, foi elaborado um plano de trabalho, com o envolvimento de equipes técnicas da CNC e dos ministérios para identificar oportunidades de melhoria e criar estratégias que incentivem o empreendedorismo e aumentem a competitividade dos setores representados pelo Sistema Comércio.”

Parceria com MEMP e Fenacon

O segundo acordo foi firmado entre a CNC, o MEMP e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Esta parceria busca a cooperação mútua para o desenvolvimento de ações destinadas à formalização e melhoria da competitividade de microempreendedores individuais, microempresas, pequenas empresas, cooperativas e associações. Alinhado à Lei Complementar Federal nº 123, o objetivo é fortalecer o empreendedorismo e promover um ambiente de negócios favorável para pequenos negócios.

Foco no Desenvolvimento Econômico

Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que os acordos permitirão ouvir as dificuldades do setor e criar soluções para áreas importantes. Ele mencionou avanços em inovação e políticas públicas para as micro e pequenas empresas, envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Alckmin também citou os programas Desenrola e Acredita, que renegociaram R$ 1,7 bilhão em dívidas para recuperar a saúde financeira das pequenas empresas no Brasil.

“Queremos ouvir propostas, sugestões, ideias para melhorarmos a produtividade e atrair mais investimentos, além de gerar o que há de mais importante, que é emprego e renda para as pessoas. Para isso, estamos aqui, na casa de vocês, que é a casa do emprego e da renda”, afirmou Alckmin.

Acordos Visam a Modernização

O secretário executivo do MEMP, Tadeu Alencar, elogiou a assinatura dos acordos, ressaltando a importância para a economia brasileira. “Esses acordos vão permitir que possamos, juntos, reunir esforços e energias para fortalecer o empreendedorismo, contribuindo para a criação de um ambiente favorável para os pequenos negócios no Brasil.”

José Roberto Tadros, presidente da CNC, encerrou a cerimônia com uma mensagem de otimismo: “Agradeço a parceria e tenho a certeza de que, juntos, protagonizaremos grandes transformações que farão a diferença no dia a dia do empreendedor brasileiro, lançando condições para um crescimento econômico sustentável, com prosperidade para a nossa nação.”

Mais lidas

GDF investe R$ 35 milhões em programas soc...
Sesc Tradições Juninas 2024 chega ao Guará...
Escândalo do Arroz: Comissão convoca ex-di...
...