Sigilo e gastos: MPF investiga falta de transparência no governo Lula

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O presidente Lula cobrou providências sobre o caso de racismo contra Vini Jr. na coletiva final no G7: . Foto: Ricardo Stuckert / PR

MPF apura sigilo sobre visitas ao Planalto, uso de helicóptero presidencial e gastos milionários com eventos do governo Lula

 

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar a falta de transparência do governo Lula sobre visitas dos filhos do presidente ao Palácio do Planalto e o uso de um helicóptero presidencial. O procurador Paulo José Rocha Júnior apontou a recusa da Presidência em fornecer informações via Lei de Acesso à Informação (LAI), o que reforça críticas sobre sigilo excessivo no governo.

Além disso, a Transparência Internacional Brasil denunciou a ausência de formalização da atuação da primeira-dama Janja, que, apesar de exercer funções públicas, tem sua agenda e gastos ocultados. Documentos revelaram que estatais desembolsaram R$ 83 milhões para eventos do G20, incluindo o festival “Janjapalooza”, cujos custos com infraestrutura e equipamentos superaram despesas com passagens e hospedagens.

A oposição pressiona por esclarecimentos: Carla Zambelli acionou o MPF, Rosângela Moro propôs tornar cônjuges de chefes do Executivo sujeitos à publicidade de atos oficiais, e Luciano Zucco apresentou pedidos de informação a ministros do governo. O Planalto tem 30 dias para responder.

Mais lidas

Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
“Corre Cutia” celebra arte e natureza no c...
...