Reunião entre líderes de federações define prioridades para fortalecer comércio, indústria e agropecuária no DF em 2025
Presidentes de sete entidades representativas do setor produtivo do Distrito Federal se reuniram nesta terça-feira (8), na sede da Fecomércio-DF, para discutir pautas de interesse coletivo e estabelecer prioridades para 2025. Segundo o anfitrião do encontro, José Aparecido Freire, o principal objetivo foi reaproximar as lideranças e alinhar as demandas que serão apresentadas em conjunto aos poderes Legislativo e Executivo.
Participaram da reunião representantes das federações da indústria, agricultura e pecuária, associações comerciais, empresas de transporte de cargas e logística, locadoras de veículos automotores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Freire destacou a importância de um diálogo contínuo com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Câmara Legislativa (CLDF) para atender as necessidades do setor empresarial e da população. “Ainda não temos uma pauta definida, mas, em breve, uma nova reunião acontecerá para consolidar nossas prioridades”, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF), Jamal Jorge Bittar, reforçou a harmonia entre as federações e o impacto positivo desse alinhamento. “Estivemos todos reunidos de forma muito tranquila, renovando o diálogo com o setor produtivo, algo fundamental para o progresso coletivo”, disse.
Fernando Cezar Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), mencionou a importância de uma política única para o setor, com dados que servirão como base para futuras políticas públicas. Valdeci Machado, da Federação das Associações Comerciais (Faci-DF), destacou a união como o principal fator de sucesso para o setor produtivo.
Weber Mesquita, presidente da Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Fenaloc), ressaltou que o encontro demonstrou o fortalecimento do setor produtivo, enquanto Wagner Gonçalves, da CDL-DF, reforçou a necessidade de continuar com iniciativas que unam forças em prol do desenvolvimento do comércio, da indústria e da agropecuária no DF.
A reunião teve um tom otimista, refletindo a confiança de que, com o setor produtivo unido, será possível alcançar resultados benéficos para a sociedade e a economia local.