Sesc e GFN fortalecem parceria para ampliar combate à fome e desperdício de alimentos
Em mais um passo rumo à ampliação de suas ações sociais, o Sesc, instituição integrante do Sistema Comércio, recebeu membros do conselho de administração de The Global FoodBanking Network (GFN) para uma imersão em suas iniciativas de combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. O encontro reforça a sólida parceria entre as entidades e permitiu a troca de experiências sobre programas de segurança alimentar e inclusão social.
A programação contou com uma reunião estratégica no Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e do diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, além dos conselheiros da GFN. As atividades incluíram visitas à nova unidade do Sesc Mesa Brasil, no bairro de Campinho (RJ), a uma creche voltada para crianças em situação de vulnerabilidade social e ao projeto Mesa no Campo, em Nova Friburgo (RJ), que atua no reaproveitamento de alimentos na produção rural.
Durante o encontro, José Roberto Tadros destacou a relevância de parcerias estratégicas para fortalecer iniciativas como o Sesc Mesa Brasil, um dos maiores programas de combate à fome do mundo.
“O Sesc é uma das maiores entidades de serviço social do mundo, fundado em 1946 por visionários empresários, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a inclusão social no Brasil. O Sesc Mesa Brasil é um projeto transformador: só no ano passado, distribuímos mais de 57 milhões de quilos de alimentos. Parcerias como a que temos com a GFN são fundamentais para expandirmos esse impacto e avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou Tadros.
A CEO da GFN, Lisa Moon, elogiou o programa brasileiro e destacou sua importância como referência global para bancos de alimentos.
“Nossa rede está presente em mais de 50 países e, entre todos eles, o Sesc Mesa Brasil se destaca como um dos programas mais equilibrados em termos de nutrição. O impacto desse trabalho, tanto nas cidades quanto no campo, é inspirador e serve como modelo para iniciativas semelhantes ao redor do mundo”, ressaltou Moon.
No primeiro dia do evento, além da apresentação detalhada do Sesc Mesa Brasil, os participantes acompanharam um painel sobre segurança alimentar, sustentabilidade e a COP 30, no qual foram discutidas ações de preservação ambiental promovidas pelo Sesc, como o trabalho realizado no Pantanal.
Referência internacional no combate à fome
Com 30 anos de atuação, o Sesc Mesa Brasil consolidou-se como a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Composta por mais de 100 unidades, já distribuiu mais de 770 milhões de quilos de alimentos desde sua criação. Somente no ano passado, o programa atingiu um recorde histórico, arrecadando e distribuindo 57 milhões de quilos de alimentos e insumos, beneficiando cerca de 2,3 milhões de pessoas todos os meses.
O reconhecimento do Sesc Mesa Brasil como referência global permitiu que a instituição se tornasse membro do comitê gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, do governo federal, além de participar de pesquisas e eventos internacionais sobre segurança alimentar.
Uma parceria de impacto global
A parceria entre The Global FoodBanking Network e o Sesc teve início em 2013 e, desde então, tem contribuído para a troca de conhecimento e o aprimoramento de estratégias de combate à fome. A GFN atua globalmente apoiando soluções lideradas por comunidades para mitigar a insegurança alimentar e fortalecer sistemas alimentares resilientes.
Com essa união de esforços, Sesc e GFN seguem reforçando o compromisso de garantir alimentos na mesa de milhões de brasileiros, promovendo cidadania, dignidade e transformação social.