Sesc-DF oferece passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos de Brasília para alunos de escolas públicas e pessoas assistidas por instituições sem fins lucrativos, promovendo inclusão e cidadania
O Serviço Social do Sesc do Distrito Federal (Sesc-DF) reafirma seu compromisso com a promoção do lazer e bem-estar social ao oferecer passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos de Brasília. O projeto visa beneficiar alunos do Ensino Infantil e Fundamental de escolas públicas da cidade, além de pessoas de todas as idades assistidas por instituições e associações sem fins lucrativos. As inscrições para os passeios em 2025 devem ser feitas pelas organizações interessadas, que podem formalizar a inscrição através do e-mail centraldeturismo@sescdf.com.br.
Nos últimos dois anos, mais de 1.600 pessoas foram contempladas com a oportunidade de explorar os marcos históricos e culturais da capital federal, por meio dos city tours organizados pelo Sesc-DF. Focando na promoção de civismo, cidadania e patriotismo, o programa oferece visitas a importantes monumentos, museus e outros pontos turísticos da cidade, patrimônio cultural da humanidade. Esse trabalho não só amplia o conhecimento histórico-cultural dos participantes, mas também colabora com a formação cidadã, tornando os passeios uma ferramenta de desenvolvimento humano.
As instituições situadas em áreas rurais, comunidades carentes ou que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social têm à disposição essa oportunidade transformadora. Durante os passeios, o Sesc-DF proporciona toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança e o conforto dos participantes, incluindo transporte, seguro, lanche, guias de turismo e acompanhamento de um analista técnico.
O projeto também tem como objetivo ressignificar o senso de pertencimento dos participantes e fortalecer a autoestima, promovendo o turismo social e consolidando Brasília como um destino turístico inclusivo e acolhedor. O Sesc-DF se destaca, assim, como um suporte essencial para o desenvolvimento das comunidades assistidas, oferecendo uma experiência enriquecedora e acessível a todos.
Para participar, as instituições interessadas devem enviar um e-mail para centraldeturismo@sescdf.com.br. As vagas são limitadas e devem ser consultadas previamente.