Iniciativa promove inclusão social por meio do turismo, levando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a descobrirem a história e a arquitetura da capital
Muitos jovens brasilienses vivem tão perto e, ao mesmo tempo, tão distantes dos símbolos que fazem da capital federal um Patrimônio Cultural da Humanidade. Com o propósito de transformar essa realidade, o Sesc-DF criou o projeto “Explorando a Capital”, que leva, todas as quartas-feiras, crianças e adolescentes de instituições sociais e áreas rurais para visitas guiadas aos principais monumentos e pontos turísticos de Brasília.
A iniciativa, realizada por meio do Turismo Social, busca despertar cidadania, civismo e pertencimento, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar, muitas vezes pela primeira vez, a riqueza arquitetônica e histórica da cidade onde vivem.

“Quando a gente olha para uma criança conhecendo algo novo, a gente vê esperança. Eles percebem que podem mais, que o impossível se torna possível. O Sesc-DF está fazendo isso pelas nossas crianças”, comemora Amanda Nunes, do Instituto Mãos Solidárias, na Cidade Estrutural, uma das instituições já beneficiadas.
Durante os passeios, o Sesc-DF garante toda a estrutura necessária para segurança e conforto dos participantes, incluindo ônibus com motorista, seguro, lanche, guia de turismo credenciado pelo CADASTUR e acompanhamento técnico especializado.
Como participar
Qualquer instituição pode solicitar a inclusão no programa, enviando pedido para o e-mail centraldeturismo@sescdf.com.br.
Próxima parada
Na quarta-feira, dia 27, o projeto levará 28 crianças do Centro de Educação de Primeira Infância Orquídea do Cerrado, localizado em Ceilândia, para conhecer de perto os monumentos e museus que fazem parte da identidade de Brasília.