2º Congresso Brasiliense de Turismo Social discute inovação, inclusão e sustentabilidade no setor
O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) realizam, nesta terça (24) e quarta-feira (25), o 2º Congresso Brasiliense de Turismo Social, no Teatro Sesc Garagem, localizado na 913 Sul.
Com o tema “O movimento da vida e a transformação pelo turismo”, o congresso pretende promover diálogos sobre novas abordagens no Turismo Social, focando em saúde integral, inclusão, sustentabilidade e o papel da tecnologia na transformação do setor.
A abertura do evento será marcada pela palestra magna da filósofa Lúcia Helena Galvão, às 11h do dia 24. O congresso também contará com uma exposição do Museu Dinâmico de Cera e a apresentação da pianista Luciana Mittelstedt. A cerimônia de abertura terá a participação de José Aparecido da Costa Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, e Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF.
De acordo com Valcides de Araújo, “o congresso é uma oportunidade valiosa para discutir o papel transformador do turismo social, que vai além das viagens, promovendo benefícios concretos para a saúde, a inclusão social e a sustentabilidade”.
Entre os temas abordados no evento estão:
- O movimento da vida: um novo momento para viagens – pessoas 60+ e o turismo;
- Turismo e saúde integral;
- Sustentabilidade e turismo;
- A transformação pelo turismo: movimentos transformadores;
- Turismo regenerativo;
- Inclusão digital e os dias atuais no Turismo Social.
O evento contará com a participação de Isabel Novoa, presidente da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), e Verónica Gómez, diretora da ISTO Américas, além de especialistas do setor. O encerramento será comandado pela banda Pé de Cerrado, com uma apresentação especial para os participantes.
Além das palestras, haverá grupos de trabalho para discutir o turismo social como ferramenta de transformação.