Desde a última segunda-feira (8/7), policiais militares já podem agendar consultas com os profissionais da instituição
Nesta semana, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) deu início ao atendimento psicológico de agentes de segurança pública da capital federal. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o Sesc e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e saúde mental a esses profissionais.
O acordo de cooperação técnica prevê atendimento psicológico especializado aos agentes de segurança e será realizado por etapas para atender todas as demandas. Os primeiros beneficiados serão os policiais militares, que desde a última segunda-feira (8) já podem agendar consultas com os profissionais da instituição.
Foram disponibilizados 11 profissionais de saúde do Sesc-DF, sendo nove psicólogos e dois psiquiatras. Cada um deles pode atender até sete pacientes por dia. Ou seja, com esse corpo técnico, nossa capacidade de atendimento é de 77 pacientes por dia, o que contabiliza 385 PMs por semana. Os atendimentos estão sendo realizados de forma individual, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS) da PMDF.
Após a primeira fase, o acordo será ampliado para atender outras categorias, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
O que os interessados devem fazer?
Podem agendar presencialmente no serviço do ambulatório do Centro Médico da PM, diretamente no CAPS, ou pelo telefone (61) 99993-7786. Quem tiver dúvidas sobre como funciona o atendimento também pode entrar em contato com o Sesc, ligando para o número (61) 99981-9986.
Acordo de cooperação
A cerimônia de assinatura foi realizada na última terça-feira (9), no Sesc Valdenir Machado, na 504 Sul, e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, o diretor regional do Sesc DF, Valcides Araújo, a comandante-geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, o Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o comandante-geral do CBMDF, Coronel Sandro Gomes, e o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Dr. José Werick de Carvalho, além dos conselheiros do Sesc e Senac.
O Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou a importância da participação de toda a sociedade civil na promoção da segurança pública. Sandro enfatizou a relevância dessa parceria para o bem-estar da comunidade e dos agentes de segurança.
“Acreditamos na integralidade, que se entende como um envolvimento de toda a sociedade civil na segurança pública. E hoje o Sesc é a integralidade que a segurança pública tanto procura. Somos gratos por essa parceria no esforço de construir um Distrito Federal melhor”, declarou Avelar.
O presidente do Sistema Fecomércio DF, José Aparecido Freire, ressaltou o impacto desse acordo para os moradores do Distrito Federal. “Nós estamos cientes sobre a pressão com a qual os agentes de segurança trabalham e garantir a saúde mental de cada um deles é bom para toda a população. Estamos muito honrados em poder ajudar toda a força de segurança do Distrito Federal”.