Secretaria de Saúde do DF nomeia 38% mais servidores em 2024 e concede reajustes e gratificações
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) demonstrou um compromisso robusto com a melhoria do atendimento à população ao nomear, em 2024, 2,3 mil novos servidores, um aumento de 38,7% em relação ao ano anterior. A medida visa ampliar a capacidade da rede pública de saúde para atender a uma demanda crescente, refletindo o esforço contínuo da gestão para garantir serviços de qualidade. “Estamos atentos às necessidades da sociedade e trabalhamos constantemente para melhorar o atendimento nas unidades do DF,” afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
As áreas mais beneficiadas com as nomeações foram as de médicos, técnicos de enfermagem e agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Comunitário de Saúde (ACS). Com essas contratações, o quadro da SES-DF agora conta com mais de 31 mil profissionais, fortalecendo as equipes em diversas frentes, incluindo o combate às arboviroses. Recentemente, em novembro, 800 novos profissionais foram designados para atuar no combate ao Aedes aegypti, reforçando o trabalho da saúde pública no DF.

Além das nomeações, o Governo do Distrito Federal (GDF) também investiu R$ 20 milhões na contratação de 150 anestesistas, com o objetivo de reduzir as filas de espera para cirurgias, com uma previsão de realização de 26 mil procedimentos ao longo de dois anos. Em paralelo, concursos públicos estão em andamento para diversas especialidades médicas e outros cargos essenciais, como enfermeiros, técnicos e auditores.
A gestão também tem investido em contratações temporárias, com 330 novos profissionais assumindo funções de médicos generalistas, condutores de veículos de emergência e técnicos de apoio operacional, totalizando 6,8 mil horas de trabalho para a saúde pública em 2024.

A valorização dos servidores também foi uma prioridade. Em outubro, o GDF concedeu um reajuste de 15% para técnicos de enfermagem e reestruturou a tabela salarial dos ACSs, criando novas gratificações. Em agosto, os servidores receberam a segunda parcela de um reajuste linear de 18%, além de ampliação da carga horária para várias categorias. A iniciativa visa qualificar ainda mais a força de trabalho e a assistência oferecida à população.

Com uma política de valorização, a SES-DF também promoveu a ampliação de atividades específicas, como no caso do psicólogo André Martins, que destacou a melhoria das condições de trabalho no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O concurso interno de remoção por permuta também foi finalizado, permitindo aos servidores ajustar sua lotação de trabalho, o que melhora a qualidade de vida dos profissionais.
Em 2024, a Política de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) da SES-DF foi reconhecida com o Selo QualiVida, uma premiação que valoriza as boas práticas de gestão de pessoas no serviço público, reforçando o compromisso da Secretaria com o bem-estar e a saúde de seus trabalhadores. (*SES)