SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Protegendo nossas crianças

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: SES-DF

Atendimento reforçado em meio ao aumento de doenças respiratórias sazonais

 

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou uma importante medida para enfrentar o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças: a ampliação da oferta de leitos de terapia intensiva pediátrica. Dez novas vagas foram contratadas no Hospital da Criança de Brasília (HCB), e os primeiros pacientes já foram admitidos no último sábado (23).

 

Essa iniciativa ocorre em um momento crítico do ano, quando há um aumento significativo de doenças respiratórias entre as crianças. A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ressaltou que essa ampliação é parte de um planejamento para garantir atendimento durante esse período sazonal.

 

Os novos leitos no HCB são projetados para permitir o isolamento dos pacientes, especialmente importante para casos de doenças contagiosas. Equipes multiprofissionais estarão disponíveis para atender crianças e adolescentes de até 18 anos, incluindo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, entre outros profissionais de saúde. Além disso, o hospital oferece a conveniência de realizar exames sem a necessidade de transferência dos pacientes.

 

Valdenize Tiziani, superintendente executiva do HCB, destacou o esforço conjunto para viabilizar a nova unidade de terapia pediátrica, denominada “Estrela do Mar”. A diretora de práticas assistenciais do HCB, Simone Prado, enfatizou que o foco principal no momento são as doenças respiratórias.

 

Essa expansão dos serviços de saúde faz parte de um plano mais amplo da SES-DF para lidar com as doenças respiratórias na infância. Outras medidas incluem a criação de novos leitos pediátricos em hospitais regionais, a ativação de leitos de enfermaria e a implementação de atendimento pediátrico 24 horas em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Além disso, houve investimento na contratação de mais profissionais de saúde, incluindo médicos generalistas e pediatras, visando fortalecer as equipes de atendimento. O uso do palivizumabe, medicamento para prevenir doenças respiratórias graves em crianças menores de dois anos, também foi ampliado, especialmente para aquelas com condições médicas específicas.

 

Essas medidas demonstram o compromisso da SES-DF em garantir o acesso a cuidados de saúde adequados para as crianças durante esse período crítico, visando reduzir o impacto das doenças respiratórias na população infantil do Distrito Federal.

Mais lidas

Formatura histórica: 876 reeducandos quali...
Damares: R$ 1,4 milhão em saúde para vizin...
Brasília Vista Daqui: Coragem e lealdade n...
...