Câmara Legislativa do DF aprova reajuste de 18% para servidores públicos. A remuneração dos cargos comissionados também terá aumento de 25%
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei nº 237/2023, de autoria do Poder Executivo, que concede um aumento salarial de 18% em três etapas para os servidores públicos do Governo do Distrito Federal. A primeira parcela será concedida a partir de 1º de julho de 2023, com pagamento no mês seguinte. Segundo o secretário de Planejamento, Ney Ferraz, o impacto orçamentário para cada ano está acima de R$ 1,3 bilhão, e ao final dos três anos, o governo investirá mais de R$ 5,3 bilhões só com a folha de pagamento.
O aumento salarial é uma demonstração de valorização e reconhecimento da importância do servidor público, segundo o secretário de Planejamento, que destaca outras medidas do governo, como a nomeação de mais de 19 mil servidores concursados, a criação de um plano de saúde para os servidores, o pagamento da terceira parcela e o reajuste do auxílio alimentação em mais de 60%.
Os deputados distritais também aprovaram o aumento da remuneração para os cargos em comissão. O Projeto de Lei nº 238/2023, que estabelece aumento de 25% partir da folha de pagamento de julho deste ano, segue agora para a sanção do governador. A área técnica da Seplad atestou a disponibilidade orçamentária e financeira para suprir os reajustes sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).