Servidora da SES-DF conquista prêmio de inovação do GDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
“Foram quase sete anos desde a ideia até a implementação. Sinto que precisamos inovar ainda mais, trazer novas tecnologias que possibilitem a desburocratização e celeridade na gestão”, declarou Valéria Menezes. Foto: Divulgação/FAPDF

Servidora da SES-DF Recebe Primeiro Lugar em Prêmio de Inovação e Tecnologia do GDF

 

 

A servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Valéria Menezes, conquistou o primeiro lugar na categoria Iniciativa GovTech no Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), realizado na última semana (13). O prêmio, que reconhece as melhores iniciativas nas áreas científica e tecnológica no DF, homenageou profissionais de diversos setores, incluindo pesquisadores, estudantes e servidores públicos.

Valéria foi premiada pelo desenvolvimento do Siscargos – Sistema de Análise de Acumulação de Cargos, um projeto inovador que tem impactado positivamente a gestão pública. Emocionada com o reconhecimento, ela destacou a importância da inovação na melhoria dos serviços públicos. “Foram quase sete anos desde a ideia até a implementação. Sinto que precisamos inovar ainda mais, trazendo novas tecnologias que possibilitem a desburocratização e a celeridade na gestão, garantindo um serviço público cada vez mais eficiente para a população”, afirmou.

O Siscargos foi uma solução criada para resolver problemas de acúmulo de cargos nos hospitais da SES-DF, onde o processo anterior de análise levava, no mínimo, 90 dias. Com a automação, o tempo de análise foi reduzido para apenas uma hora, o que representa uma significativa economia de tempo e recursos. “A automatização trouxe eficiência, reduzindo o tempo e os recursos necessários para realizar a tarefa manualmente”, explicou Valéria.

 

A premiação reconhece destaques científicos e tecnológicos do DF, desde trabalhos de pesquisadores experientes a estudantes do ensino médio. Foto: Divulgação/FAPDF

 

O projeto também atendeu a uma exigência do Ministério Público, que solicita a Declaração Anual de Acumulação de Cargos para todos os servidores da SES-DF. Com o sistema, a identificação de incompatibilidades de horários foi facilitada, sem causar prejuízos para os profissionais, especialmente durante a aposentadoria, quando a documentação precisa ser apresentada.

Além disso, o Siscargos contribuiu para a redução de custos com despesas pagas em duplicidade, minimizou multas aplicadas pelo Tribunal de Contas e desburocratizou processos administrativos. “Trouxemos mais transparência, controle, inovação, agilidade e eficiência para a gestão pública”, resumiu Valéria, que se mostrou satisfeita com o impacto de sua criação.

O Prêmio FAPDF contemplou 38 finalistas em oito categorias, e os vencedores receberam prêmios em dinheiro que variaram de R$ 2 mil a R$ 12 mil, exceto para a categoria Iniciativa GovTech. Valéria Menezes, com sua contribuição para a modernização e otimização de processos no serviço público, se consolidou como uma referência em inovação no Governo do Distrito Federal.

Mais lidas

PP aciona STF contra leis de precatórios n...
Emocionado, Edu Guedes volta à TV
Oposição reage à prisão de Bolsonaro
...