Senadora destaca importância da liberdade de imprensa e alerta para o impacto das transformações tecnológicas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Agência Senado

 

 

Leila Barros promove Dia da Imprensa e enfatiza a necessidade de combater as fake news e valorizar o trabalho dos profissionais da comunicação

 

Por Josiel Ferreira

A senadora Leila Barros, do Distrito Federal, realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho, em reconhecimento ao papel fundamental dos veículos de comunicação na sociedade. Durante o evento, a parlamentar destacou a importância da liberdade de imprensa diante do impacto das transformações tecnológicas e da proliferação das fake news.

 

Leila Barros ressaltou a necessidade de uma prática jornalística comprometida com a verdade e a disseminação de informações de qualidade. Ela expressou preocupação com a disseminação de ódio e fake news na atualidade, enfatizando a importância de dar voz aos profissionais da imprensa e defender seu trabalho.

 

Questionada sobre a derrota do governo na Casa e os desafios que virão, a senadora destacou a necessidade de diálogo e habilidade por parte do governo nas negociações, principalmente entre as duas Casas legislativas. Ela mencionou a próxima grande discussão a respeito da medida provisória do programa “Minha Casa Minha Vida” e afirmou que haverá outros debates importantes no futuro.

 

Em relação à agressão sofrida por uma jornalista durante a visita do presidente venezuelano Nicolás Maduro ao Palácio do Itamaraty, Leila Barros condenou comportamentos agressivos contra profissionais que buscam a verdade e destacou a importância de reconhecer e respeitar o trabalho da imprensa para a democracia.

 

Sobre o Fundo Constitucional do Distrito Federal e a mudança na fórmula de cálculo, a senadora expressou sua preocupação, afirmando que isso prejudicaria a segurança, a educação, a saúde e os serviços essenciais do Distrito Federal. Ela declarou que lutará para evitar a perda dos cinco pontos percentuais na fórmula de cálculo do Fundo, devido ao impacto significativo que isso teria.

 

Por fim, a senadora mencionou a reunião da Bancada do Distrito Federal, que discutiu o reajuste das forças de segurança do DF. Ela destacou que o governo atual está dialogando, ao contrário do governo anterior, e que a bancada federal deixou claro que a alternativa proposta pelo governo não é a solução. Uma nova reunião foi agendada para alinhar essa questão.

 

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...