Críticas se concentram na omissão da autoria do grupo Hamas e nas relações diplomáticas após elogios do grupo terrorista à vitória de Lula
O senador Sérgio Moro, representante da União-PR, fez críticas à manifestação do Governo Lula em relação aos ataques terroristas em Israel. Moro apontou que o comunicado do governo falhou ao não mencionar a autoria do grupo terrorista islâmico, considerando isso mais uma falha na diplomacia presidencial.
O senador enfatizou a importância de condenar de forma inequívoca os ataques terroristas realizados pelo grupo Hamas, especialmente em momentos como esse. Ele expressou sua preocupação com a aparente falta de clareza na posição do governo brasileiro diante de uma questão tão delicada. Moro também destacou que após a campanha eleitoral de 2022, o grupo Hamas elogiou a vitória de Lula, o que levanta questões sobre a relação entre o governo brasileiro e o grupo terrorista. O comunicado do Hamas após a eleição de Lula enfatizou o apoio contínuo do ex-presidente brasileiro ao povo palestino em fóruns internacionais, o que gerou polêmica e críticas.
Ruim a nota do Governo Lula. A hora é de condenar, sem condições ou ponderações, os ataques terroristas do grupo Hamas. Mais uma vez, até em situações extremas, a diplomacia presidencial falha. Não é à toa que Hamas parabenizou Lula pela eleição.
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 7, 2023
O episódio evidencia as complexidades das relações diplomáticas e o desafio de manter uma posição clara e coesa em meio a conflitos internacionais e tensões políticas.