O Ministério da Saúde anunciou que, a partir da madrugada desta terça-feira (18), começou a distribuir aos estados novas remessas de 6,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer, Fiocruz e Instituto Butantan.
As doses da CoronaVac, produzida pelo Butantan, serão destinadas à aplicação da segunda dose, seguindo solicitações apresentadas por 12 estados.
Ainda segundo a pasta, as demais Unidades Federativas serão atendidas com doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz) para vacinação de pessoas com idades entre 60 e 69 anos, de acordo com o cronograma de cada estado.
Já as vacinas da Pfizer, cujo lote mais recente de 628 mil doses foi entregue no dia 12, devem ser destinadas à aplicação da dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
Atualmente o Brasil ocupa o 62º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 na relação a cada 100 habitantes.
Já em números absolutos, o país está em 4ª lugar. Segundo os dados atualizados pela Agência CNN, 27,37 doses foram aplicadas a cada 100 habitantes.