Para promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual, começou nesta terça-feira (7) a 5ª edição da Semana Inclusiva durante jantar às cegas realizado pelo Senac-DF. A abertura do evento aconteceu na unidade do Sesc 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo e contou com a presença de empresários, autoridades e pessoas com deficiência visual. Promovida pelo Hospital Visão, a iniciativa conta com programação até 6 de agosto e diversas ações como o cinema inclusivo para 60 crianças e 120 adultos. O Sesc-DF levará essas pessoas para assistirem a um filme com áudio descrição, transporte gratuito, pipoca e muita diversão.
A esposa do vice-governador do DF, Ana Paula Hoff, nova madrinha do projeto, participou da abertura do evento e foi homenageada. “É um trabalho que acontece há anos e fui convidada a participar esse ano. Reunir instituições como o Sesc e o Senac fortifica essa missão. Estou muito feliz e honrada por fazer parte do projeto”, disse Ana Paula.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido Freire, discursou durante a cerimônia de abertura e antecipou que um ônibus com serviços oftalmológicos já está sendo criado para auxiliar a população. “O Sesc está preparando um ônibus totalmente adaptado para prestar atendimentos oftalmológicos em parceria com o Hospital Visão. Precisamos incluir os deficientes visuais em nossas ações. Por isso estamos empenhados nesse projeto e vamos buscar novas alternativas para atender esse público”, disse Aparecido.
A Semana Inclusiva integra o projeto Visão Inclusiva e tem como propósito fomentar ações de inclusão sociocultural para pessoas com deficiência visual, além de incentivar a sociedade, o governo e as empresas a olharem mais para essa comunidade. O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, esteve presente na abertura da ação e parabenizou a iniciativa. “O Sesc enquanto instituição possui em uma das suas atividades finalísticas o social. Para nós, poder contribuir com esse trabalho, que é desenvolvido com outros parceiros, dá significado aos nossos esforços. Além de nos encher de esperança por uma sociedade igualitária. O Sesc trabalha fortemente para isso através das unidades e dos nossos colaboradores. Estamos extremamente felizes por participar desse projeto”, explicou Valcides.
No Distrito Federal, atualmente existem cerca de 70 mil deficientes visuais. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, esteve presente no evento e reforçou que o compromisso da instituição é oferecer cursos profissionalizantes para quem mais precisa com o objetivo de conduzir a população para o mercado de trabalho. “O Senac-DF, com sua missão de transformar vidas, vai de encontro com essa necessidade de inclusão. Por isso, além de apoiar essa ação, vamos trabalhar para inserir mais cursos profissionalizantes para quem realmente precisa”, disse Karine. A programação da 5ª Semana Inclusiva contará também com exexposições, corrida, oficinas de acessibilidade e tecnologia.