Semana do Estudante celebra protagonismo e inspira jovens da rede estadual de Goiás
Em celebração ao Dia do Estudante, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realiza, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, a Semana do Estudante, reunindo mais de 900 alunos da rede pública estadual em uma programação voltada para cultura, cidadania e protagonismo juvenil. O evento acontece no Centro de Eventos Ipê, sede da Secretaria, em Goiânia.
A abertura, na segunda-feira (11/08), contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) e a presença de 300 estudantes. As atividades destacaram a importância da participação ativa na sociedade, o combate ao preconceito e a preparação para o futuro, proporcionando experiências enriquecedoras aos jovens.
A estudante Ana Beatriz da Silva, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Jardim Tiradentes, de Aparecida de Goiânia, destacou a relevância do encontro.
“A experiência que estou vivendo aqui é incrível, estou amando. O evento está muito esclarecedor e vou repassar tudo para meus colegas de classe”, afirmou.
História de superação
Um dos momentos mais inspiradores foi o depoimento de Jheniffer da Silva Ramos, estudante da rede estadual que conquistou uma bolsa de estudos para intercâmbio na Geórgia, por meio do programa Go English. Ela relembrou a trajetória na escola pública e a importância da dedicação aos estudos.
“Sempre tive o suporte de todos e sou grata ao governador Ronaldo Caiado e à secretária Fátima Gavioli por acreditarem em nós, estudantes. Essa bolsa é a realização de um sonho”, disse emocionada.
Educação que transforma vidas

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reforçou o papel transformador da educação e incentivou os alunos a cultivarem respeito e conhecimento.
“A Educação pode mudar a vida de vocês para melhor. Leiam, aprendam e não aceitem bullying nem preconceito. Respeitem seus colegas e sejam agentes de mudança”, declarou.
O coordenador de Juventudes da Seduc/GO, Ismayle Barbosa, destacou que a Semana do Estudante é um espaço para valorizar a voz dos jovens e estimular seu engajamento nas comunidades. Ao final, foi reforçada a importância de denunciar qualquer forma de violência ou bullying pelo aplicativo NetEscola.
Fotos: SEEGO