Equipes masculinas e femininas podem convocar mais quatro atletas para os Jogos e têm até o dia 2 de julho para definir os novos nomes
As seleções femininas e masculinas que vão disputar o futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio vão poder levar mais quatro jogadores além dos 18 anunciados até agora. A mudança foi anunciada pela Fifa, que recebeu o pedido da liberação especial por vários times, especialmente das equipes femininas, e decidiu ceder excepcionalmente para a edição deste ano.
No futebol masculino, os quatro novos nomes devem ser entregues à Fifa até o próximo dia 2 de julho e devem respeitar o limite de idade, que é de até 24 anos. Todas as seleções masculinas convocaram 18 atletas, mais um reserva, que só seria chamado caso houvesse necessidade de uma substituição. André Jardine não divulgou quem é o jogador que se encaixa em tal categoria.
No futebol feminino, Pia Sundhage convocou 18 jogadoras e quatro suplentes: Aline Reis, goleira do Granadilla Tenerife-ESP, Andressa Alves, meia da Roma, Letícia Santos, lateral do Eintracht Frankfurt, e Giovana Queiroz, atacante do Barcelona.
Antes da lista final, as equipes também encaminharam à entidade máxima do futebol um documento prévio com 50 atletas. Segundo a CBF, a Fifa não especificou se os quatro novos atletas devem sair dessa relação inicial.
Douglas Luiz, que está com a seleção principal na Copa América, e Bruno Guimarães também só se juntam ao time no dia 9. O volante Gérson também não vai se apresentar nesta quarta e não deve ser liberado pelo Olympique de Marselha para a competição.
A CBF ainda negocia com o Flamengo a liberação do atacante Pedro. A seleção olímpica vai fazer a sua primeira parte da preparação no CT do Palmeiras até o dia 8 de julho e vai contar com alguns jovens das seleções de base para completar o elenco.
A delegação do Brasil embarca para o Japão no dia 15 de julho. A estreia nos Jogos Olímpicos será contra a Alemanha, no dia 22 de julho, no estádio de Yokohama, às 8h30 (horário de Brasília).