Evento destacou liderança escolar, avaliação educacional, uso de dados e formação continuada como pilares para garantir aprendizagem com justiça e qualidade
O segundo dia do seminário Recompor com Equidade, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) em parceria com o Instituto Unibanco, reuniu nesta sexta-feira (8/8) mais de mil coordenadores pedagógicos da rede pública estadual. O encontro foi marcado por palestras inspiradoras, que abordaram temas essenciais para a promoção de uma educação mais justa e inclusiva.
Liderança e trabalho em equipe
A programação foi aberta por Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, com a palestra “Recompor com Equidade: Educação Pública, Compromisso com o Futuro”. Ele destacou a importância da liderança compartilhada e da união entre diretores e coordenadores pedagógicos. “Um bom líder entende o caminho, dialoga e constrói junto o planejamento escolar”, afirmou.
Avaliação como ferramenta de transformação
Cristiane Chica, diretora pedagógica do Grupo Mathema, enfatizou o uso da avaliação como instrumento de intervenção e melhoria contínua. “Avaliar é intervir no processo de aprender. A avaliação não está só no fim, ela também está em cada passo do planejamento escolar”, pontuou.
Vanessa Carvalho, diretora de Política Pedagógica da Seduc/GO, reforçou que a avaliação na rede estadual é formativa e dialogada, com diversas estratégias como provas bimestrais, avaliações livres e ações de intensificação da aprendizagem.
Dados e tecnologia a serviço da educação
O gerente de Informação e Indicadores Educacionais da Seduc/GO, Rui Rocha, apresentou os avanços do Sistema de Avaliação Educacional de Goiás (Saego), destacando o compromisso do estado em reduzir desigualdades de aprendizagem. Já a secretária de Educação, Fátima Gavioli, apresentou o BI Educacional, ferramenta tecnológica que permite mais de 10 bilhões de combinações de dados para monitorar o desempenho dos estudantes. “Espero que vocês o utilizem como um norte para fortalecer ainda mais nossa rede”, disse.
Formação continuada e equidade
Rodinei Pereira, pesquisador da Fundação Carlos Chagas, ressaltou que “não existe recomposição com equidade sem formação robusta e contínua”. O professor Gustavo Vieira, do Cepi Dantas, abordou a importância de discutir equidade e identidade de gênero na escola, reforçando que todos os estudantes devem ter oportunidades iguais de aprendizagem.
O evento reafirmou o compromisso da Seduc/GO com uma educação pública de qualidade, apoiada em liderança, dados, formação e práticas pedagógicas inclusivas.