Sedes abre consulta pública para a 16ª Conferência de Assistência Social

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação Sedes

Consulta pública aberta para 16ª Conferência Distrital de Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) disponibiliza, até 26 de maio, um formulário de consulta pública para receber sugestões da sociedade civil sobre o regimento da 16ª Conferência Distrital de Assistência Social. O documento estabelece as diretrizes para a realização do evento, que será coordenado pelo Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (Cas-DF).

“A participação da população e dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é essencial para avaliar e desenvolver uma política de assistência social que realmente atenda às necessidades da nossa população”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

A 16ª edição da conferência distrital e as conferências regionais de 2025 terão como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, e serão organizadas em cinco eixos de debate. O objetivo é avaliar o funcionamento do SUAS no Distrito Federal e promover o aprimoramento das políticas públicas da área.

Ampla escuta popular e construção coletiva

O processo preparatório para a conferência distrital, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, inclui a realização de conferências regionais e livres, organizadas por regiões administrativas. Esses encontros têm como foco a escuta de propostas de usuários do sistema, trabalhadores das unidades socioassistenciais e servidores do Suas.

Por meio da consulta pública, qualquer cidadão pode sugerir alterações ao texto do regimento, contribuindo para tornar o processo mais participativo e qualificado. “O intuito é ampliar a participação pública na construção do documento, otimizar a programação das conferências e, sobretudo, proporcionar mais tempo e qualidade para os debates”, explica o presidente do Cas-DF e subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante.

Após o encerramento do prazo, as contribuições serão analisadas por uma comissão organizadora, que consolidará as sugestões e as apresentará para apreciação na 350ª Reunião Plenária Ordinária do Cas-DF, prevista para 29 de maio. Em seguida, será publicada a Resolução com o regimento oficial que norteará os trabalhos do processo conferencial de 2025.

Mais lidas

Sesc DF leva atendimento odontológico ao STF
CLDF garante gratuidade no transporte para...
Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA após l...
...