Secult Goiás recebe diplomas de honra ao mérito “Marilda de Godoy Carvalho”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Homenagem que leva o nome da primeira arquivista profissional da capital goiana reconhece pessoas e instituições que atuaram e atuam na salvaguarda da história do estado

 

A Internacional Eco Academia de Letras, Ciências e Artes (IEAlca) realizou, nesta quinta-feira (10/04), o encerramento das Comemorações ao Centenário de Marilda de Godoy Carvalho, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Além de prestar homenagem à primeira arquivista profissional de Goiânia, o evento contou com a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito Marilda de Godoy Carvalho, honraria que reconhece pessoas e instituições com trabalhos na área da preservação da história e da cultura goianas.

Marilda de Godoy foi uma das pioneiras do Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHEG), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) que abriga e organiza os documentos mais antigos e históricos do Estado. Sua trajetória dedicada ao patrimônio arquivístico goiano foi crucial para a consolidação do Arquivo, onde atuou até o final da década de 1980, ocupando por muitos anos a diretoria da instituição.

O Arquivo Histórico foi um dos agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito Marilda de Godoy Carvalho, além de outras cinco unidades da Secult Goiás: Museu da Imagem e do Som, Museu Ferroviário de Pires do Rio, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Museu Zoroastro Artiaga e Palácio Conde dos Arcos.

Para a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás, Bruna Arruda, o trabalho da arquivista goiana é uma inspiração para todos aqueles que trabalham pela salvaguarda da história e da cultura do Estado. “A Marilda tem uma história muito próxima à Secretaria, no Arquivo Histórico, e o trabalho dela é onde começou boa parte também do trabalho que a gente faz hoje, então essa premiação que recebe o nome dela é uma honra para nós”, destaca.

A homenagem busca manter viva a memória de Marilda e continuar seu legado, incentivando a nova geração de bibliotecários, arquivistas, historiadores e tantos outros profissionais da área. “A Marilda de Godoy foi uma pessoa muito importante na luta pela preservação da documentação, e o Instituto Histórico tem essa mesma missão, de preservar a história, de preservar a nossa memória, e por isso fizemos essa homenagem aqui hoje”, explica Jales Mendonça, presidente do IHGG.

Mais lidas

Michelle chama ministro de “mentiroso” por...
Eduardo Bolsonaro ameaça sanções contra Co...
Marcos do Val nega fuga e aparece nos EUA
...