Secretário de Trump sinaliza sanções contra Moraes por violação dos direitos humanos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Facebook

 

“Situação não é tolerável e a perseguição política precisa acabar”, diz van Hattem

 

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) divulgou em suas redes sociais nesta quarta-feira (19) trechos da audiência na Comissão de Relações Exteriores dos Estados Unidos, que discutiu violações de direitos humanos no mundo — incluindo o que está acontecendo no Brasil. Durante a sessão, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que há uma grande possibilidade de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seja sancionado sob a Lei Global Magnitsky, usada contra agentes públicos acusados de violações de direitos humanos.

“O que está sendo tratado é a violação dos direitos humanos no mundo todo e, lamentavelmente, também no Brasil. De forma muito triste, mas, pra quem é da oposição, também felizmente, a perseguição política no nosso país virou tema internacional, impactando não só brasileiros, mas também cidadãos norte-americanos”, declarou Marcel.

O deputado destacou que essa sinalização dos Estados Unidos é um alerta claro ao governo brasileiro e às autoridades que vêm atacando liberdades fundamentais:

“Essa notícia demonstra como os Estados Unidos estão reafirmando seu papel em um momento crucial de defesa da liberdade de expressão e a sanção à violação de direitos humanos e outras atitudes ilegais que atingem, inclusive, brasileiros e americanos em solo norte-americano. É uma forma de demonstrar ao Brasil e ao mundo que a situação aqui não é tolerável e que a perseguição política precisa acabar, sob risco da maior democracia do mundo acabar tomando atitudes contra líderes brasileiros, nos colocando numa situação internacional mais constrangedora”, afirma Marcel.

O parlamentar brasileiro destacou que o atual cenário de censura, perseguição política e ameaças à liberdade de expressão no Brasil está gerando preocupação internacional, algo sem precedentes na história recente do país.

Mais lidas

“O Rei da Vela” encerra temporada em Ubatu...
Wellington Luiz celebra sanção da lei que ...
SUPERA BRASÍLIA AO VIVO: ANDRÉ ABREU
...