Secretário de Esporte do DF comenta sobre afastamento de Ibaneis e trabalhos no esporte da capital

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

 

 

Em entrevista ao Tudo OK Notícias, o Secretário de Esportes do DF, Julio Cesar fala sobre atos antidemocráticos, gestão da Celina, retorno de Ibaneis e planos para fomentação do esporte

 

Diante do ataque antidemocrático em 8 de janeiro ocorrido na capital, Julio Cesar comenta que a data ficará gravada na mente de todos “É lamentável que isso aconteceria na capital. Sou favorável a punição para aqueles que causaram ao triste fato”, comenta ele.

 

Como resultado dos atos antidemocráticos, o Governador do DF, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo, que na visão do secretário, foi feita de forma incorreta e que extrapolou questões jurídicas, como esclarece Cesar.

 

 “Tendo em mente que o afastamento do governador se dá pela Câmara Legislativa do DF ou pelo Supremo Tribunal de Justiça. Na minha opinião, o afastamento foi de maneira equivocada”.

 

Julio expõe que ao longo do período de investigações sobre possível atitude de favorecimento aos atos por parte de Ibaneis, conta que “Ficou claro sua isenção. Tanto que foi apresentado em relatório da Polícia Federal e no parecer da Procuradoria da Geral da República que não havia participação do governador nos atos. Quando as informações chegaram ao ministro do STF Alexandre de Moraes, culminou no retorno de Ibaneis ao cargo antes dos três meses de suspensão inicial”.

 

Com o retorno de Ibaneis ao cargo no dia 15 de março, Julio manifesta que seria injusto impedir o mandato do governador considerando eleito pela aprovação da população em primeiro turno e complementa “Sempre manifestei em redes sociais e no plenário minha insatisfação em relação à medida de afastamento”.

 

Durante os 66 dias de afastamento de Ibaneis, a vice-governadora Celina Leão assumiu a gestão de Brasília, período que na interpretação do secretário “Nunca senti que Celina queria tomar o lugar de Ibaneis Rocha. Pelo contrário, Celina, em seus discursos, demonstrava sentimento de parceria com seu coligado, dando continuidade aos trabalhos do governador. Outro ponto que merece admiração foi a fidelidade de Celina com Ibaneis.”

 

Acerca da mudança do mandato de Deputado Federal para Secretaria de Esporte do DF, ele demonstra que se identifica com o trabalho da pasta de esporte, que aumentou com sua passagem pela secretaria de 2012 a 2014. Durante suas três campanhas, a população reconhecia seu legado na área de esportes e como ele mesmo explica “A Secretaria de Esportes precisa ser pluralizada, já que Brasília é celeiro de grandes atletas em diversas modalidades”

 

Julio explica que seu retorno para o comando da Secretaria de Esportes se deu a pedido do governador Ibaneis e acrescenta “Ele reconheceu o trabalho feito na Câmara Federal, onde busquei a defesa da pauta de esportes. Retorno agora com mais experiencia e bagagem.”

Conhecimento que propiciou estreitamento de relações com as presidências das confederações, oportunizando a realização do campeonato brasileiro escolar de atletismo. O secretário também anuncia que em junho irá trazer o evento universitário com nove modalidades com a presença de 2.500 jovens em Brasília, sediar competições de vôlei, tênis, rugby e vôlei de praia. “Todos esses eventos aqui movimentam a economia nos âmbitos da hotelaria, gastronomia e economia de Brasília”, acrescenta Julio.

 

Dentro dos objetivos da Secretaria, Julio cita a ampliação dos eventos esportivos, aumento de centros olímpicos nas Regiões Administrativas e a implementação da lei de incentivo ao esporte e justifica “Hoje existe a lei de incentivo à cultura, mas não tem a legislação de apoio ao esporte. Já estou com equipe técnica trabalhando para que os impostos do ISS ou ICMS para fomentar o esporte na capital e assim, evite a fuga dos atletas de Brasília para outra federação”.

Fomentação do esporte no Distrito Federal

 

Atualmente as ONGs dentro do esporte se encontram desamparadas no Distrito Federal, sendo que possuem poder social de tirar jovens e crianças das ruas. Diante do cenário de precariedade, o Secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar afirma que o panorama vem mudando com o estreitamento de relações com Deputados e órgãos responsáveis. Em seu mandato como deputado Federal, Julio afirma “Auxiliei mais de 35 Organizações Sociedade Civil (OSCs) no segmento de esportes, cultura, mulher, idosos e juventude. Com o recurso designado foi possível pagar professores e materiais para funcionamento.”

 

No planejamento de Julio dentro da Secretaria de Esporte, existem mais de 40 emendas parlamentares distritais visando atender as necessidades das OSCs na capital. Outro plano é a utilização de aproximadamente R$ 10 a 15 milhões de reais do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE), que será investido nas OSCs regulares. “ Não faltam ideias e disposição para retirar as crianças e jovens das ruas e da criminalidade por meio do esporte, com o trabalho conjunto com o Governador Ibaneis” ressalta o secretário.

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Em conversas com a Secretária de Educação Hélvia Paranaguá, o Secretário estuda a oportunidade de retomar com o Programa Esporte à meia-noite.

 

Foto: Edmundo Souza/SEL

Para o próximo semestre, Julio espera fortalecer o Compete Brasília, que incentiva a participação de atletas e paratletas por meio da concessão de passagens aéreas e transporte terrestre. Como Júlio explica, o intuito é continuar com a consolidação do bolsa atleta e introduzir o bolsa técnico.

 

Por fim, Julio conta que está nos planos da Secretaria, a revitalização de espaços esportivos no Distrito Federal. Com relação à demanda antiga dos moradores de Ceilândia com o Parque dos Eucaliptos, Julio explica “Entramos em contato com o administrador de Ceilândia, Dilson Resende, para trazer o pleno funcionamento da Praça do Eucalipto, Estádio Abadião e a implementação do campo na Feira do Produtor. O processo de licitação está em andamento para iniciar a reforma dos campos sintéticos. Assim que sair a licitação, será divulgada a data dos reparos”.

Mais lidas

BRB oferecerá pacote de valor especial dur...
Helicóptero com presidente do Irã cai no A...
Gabigol pede desculpas por usar camisa do ...
...