Secretária de Justiça fala sobre ‘Sua Vida Vale Muito Intinerante’ na rádio atividade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A secretária da Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal (GDF), Marcela Passamani, participará do programa Brasília em Atividade, na 107,1 FM, nesta quinta (6) às 19h

 

Ela é formada em Direito e Arquitetura e tem se destacado à frente do Programa “Sua Vida Vale Muito Itinerante”, onde o foco é a prestação de serviços e preservação da vida de pessoas idosas.

Ao todo, as ações itinerantes já atenderam mais de 10 mil pessoas por todo DF, em atividades que integram, saúde, bem-estar e cidadania.

A ação Hotelaria Solidária- que também faz parte do referido programa – hospedou 300 idosos no Hotel Brasília Palace para protegê-los da COVID-19. A ação Hotelaria Solidária teve destaque internacional recebendo prêmios pela iniciativa.

Passamani é casada com o atual chefe da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha e possui dois filhos. Um diferencial interessante é que Passamani é a primeira mulher à frente da pasta de de Justiça e Cidadania.

Conheça algumas das atividades da Sejus, abaixo:

Ação Sua Vida Vale Muito Itinerante

As ações, na verdade, contemplam serviços diversificados de atendimento para população do DF como confecção da carteira de identidade, CNH, atendimentos psicológico e psicossocial, aferição de pressão, testes de glicemia. Estes atendimentos já alcançaram mais de 10 mil pessoas.

Agora o mais importante é que neste período de pandemia, a ação Sua Vida Vale Muito é exclusiva para vacinação e já vacinou mais de 4000 pessoas em parceria com a Secretaria de Saúde; Atualmente, a SEJUS tem três pontos de vacinação nas Regiões Administrativas de: Ceilândia, na Praça dos Direitos na QNN 13; no Recanto das Emas, quadra 113, no CEU das Artes e no Itapoã, no Del Lago, na quadra 203.

Parceria com o aplicativo de transporte 99

Em uma parceria inédita, a SEJUS e a empresa de transporte por aplicativo 99App vão doar 10 mil vouchers, no valor de R$20,00 para quem for se vacinar. O idoso que precisar de auxílio no deslocamento e quiser adquirir o voucher, deverá entrar no site (link: https://suavidavalemuito.sejus.df.gov.br/) e efetuar um rápido cadastro que, ao validar a faixa etária e cruzar os dados, automaticamente vai liberar um código por vez.

Os códigos são exclusivos para os grupos prioritários que serão vacinados. Cada CPF terá direito a dois códigos, um para a ida e outro para a volta e poderão ser utilizados em até 14 dias, após a inserção no aplicativo da 99.

Hotelaria Solidária recebe prêmio internacional

O Prêmio Mundial de Turismo Responsável 2020, promovido pela World Travel Market (WTM), reconheceu o Programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, desenvolvido no Distrito Federal entre abril e julho deste ano, como uma das iniciativas modelo no enfrentamento à Covid-19 no mundo. Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o projeto, que hospedou 300 idosos em um hotel de Brasília durante 90 dias, venceu na categoria “Vizinhos e funcionários altamente recomendados” e recebeu a menção “Elogiado”.

Construção de três sedes dos Conselhos Tutelares

Com a portaria conjunta, recentemente publicada, que destina verba do Fundo da Criança e do Adolescente serão construídas três sedes do Conselho Tutelar localizadas nas Regiões Administrativas do Sol Nascente, de Santa Maria I e da Cidade Estrutural.

Vacinação dos Conselheiros Tutelares

O total de 152 Conselheiros Tutelares foram vacinados na segunda-feira (26) na UBS 02 do Cruzeiro Velho. Desta forma, a Sejus garante A segurança dos conselheiros tutelares. Pois eles exercem um serviço de extrema relevância para toda sociedade, trabalham atuando na linha de frente no combate a diversos tipos de violências e vulnerabilidades de crianças e adolescentes.

Abertura do Pró-Vítima

O Pró-Vítima é um programa de atendimento de psicologia e de assistência social voltado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, e seus familiares. É ofertado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav).

Ao buscar o programa, as vítimas são acolhidas e orientadas sobre seus direitos socioassistenciais, além de participarem de sessões de terapia de apoio individual, com foco na violência vivenciada, para o restabelecimento do equilíbrio mental e emocional.

Trabalho Voluntário

O site do voluntariado conta atualmente com mais de 30 mil voluntários cadastrados. São profissionais e estudantes de várias categorias que contribuem com as ações da Sejus. Para conhecer melhor o projeto, as pessoas podem acessar o site voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br

Ações desenvolvidas no Sistema Socioeducativo

Dois Socioeducandos do DF são classificados no ENEM. Essa conquista afeta positivamente tanto eles, socioeducandos, quanto a população do Distrito Federal, que passa a contar com novos estudantes e futuros profissionais. Eles vão ter a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho com uma profissão.

Confecção de máscaras para distribuição gratuita a população; a SEJUS recebeu o Selo Social reconhece impactos da campanha Máscara Solidárias na área social e no enfrentamento à pandemia Certificação concedia pelo Instituto Abaçaí.

O projeto da Sejus conquistou esse reconhecimento por conciliar a prevenção ao novo coronavírus, por meio da produção de máscaras laváveis, com a ressocialização dos internos do sistema prisional, responsáveis pela confecção desses itens de proteção facial nas oficinas de costura na Penitenciária do Distrito Federal.

Confecção de pães, pizzas e massas e a plantio de hortas contribuem com o processo de ressocialização e a inserção ao mercado de trabalho.

Campeonato de Xadrez entre os socioeducandos

Estimulando o raciocínio, interação, atenção e respeito mútuo.
Formatura de 30 adolescentes do Socioeducativo do curso de Assistente Administrativo. A capacitação faz parte do Programa Medida de Aprendizagem no Distrito Federal, realizado em parceria entre a SEJUS, O SENAI e o Ministério Público do Trabalho.

Acordo de Cooperação Técnica entre a Sejus e o Ministério da Cidadania para reestruturação de políticas públicas ao combate a Pandemia
A SEJUS assinou acordo de cooperação técnica, sobre a reestruturação de política pública de enfrentamento às drogas, conjuntamente com o Ministério da Cidadania.
O acordo estabelece que tanto o Governo Federal quanto o Distrito Federal poderão partilhar de informações relativas à prevenção, acolhimento e reinserção socioeconômica. O documento levou em consideração parte dos objetivos da agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS.

Acordo de Cooperação Técnica entre a Sejus e A Vara da Infância e Juventude

Foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Vara da Infância e Juventude com o objetivo viabilizar intercâmbio de conhecimentos técnicos e a realização de atividades comuns, na proteção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias.

Casamento Comunitário

O Casamento Comunitário realizado pela Sejus é agora um programa de governo. De acordo com o Decreto nº 41.971/2021, publicado no dia 8 de abril, tem entre os objetivos, a defesa do direito à convivência familiar, a garantia dos direitos civis da família e a consolidação desse núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

Este ano, o casamento acontece no dia 30 de maio no Museu da República e no site da SEJUS já foi divulgado a lista com os nomes dos 40 casais contemplados. O Site da secretaria de Justiça é o.sejus.df.gov.br

 

Mais lidas

A Morte da Lava Jato e o Enterro da Justiç...
PL critica operação da PF contra Bolsonaro
STF proíbe Bolsonaro de falar com o filho ...
...