Início do outono favorece aparecimento de doenças respiratórias

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 
Médico também ressalta que, em meio à pandemia de covid-19, sempre que houver dúvidas sobre o diagnóstico, é importante procurar um profissional de saúde

 

Este sábado, 20 de março, marca o início do outono. Nessa época, em que ocorre a transição do período chuvoso para o seco, a umidade do ar e a temperatura começam a diminuir e, com isso, aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. Isso favorece o aparecimento de doenças respiratórias, como explica Jefferson Pitelli, otorrinolaringologista do Hospital Anchieta de Brasília.

“A grande concentração de poluentes na atmosfera, bem como a concentração de pessoas em locais pouco ventilados, predispõe ao aparecimento de doenças respiratórias, estando entre as mais comuns: gripes, resfriados, bronquite, asma, rinites e sinusites”, pontua o médico. Pitelli chama a atenção para a semelhança dos sintomas dessas doenças e da covid-19. “Como estamos enfrentando a pandemia, sempre que houver dúvidas, procure um especialista para realizar o diagnóstico correto”, aconselha.

Para evitar problemas futuros, ele lista algumas medidas simples que ajudam a prevenir os problemas respiratórios comuns dessa época, bem como a covid-19. São eles:

Manter-se hidratado;
Lavar as mãos e utilizar álcool gel sempre;
Utilizar máscaras de proteção
Manter o ambiente arejado
Evitar locais com aglomerações
Manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e sono adequado.

Mais lidas

Planeta EduSesc 2025 conecta estudantes e ...
As Medidas Cautelares Contra Bolsonaro e ...
Hesitação na Câmara em pautar projeto cont...
...