Secretaria de Saúde discute “Saúde Mental” e anuncia expansão de atendimento no DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou nesta terça-feira (24) de um debate sobre “Saúde Mental: uma conversa sobre qualidade de vida e bem-estar”, promovido pelo Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
Durante o evento, Fernanda Falcomer, diretora de Serviços de Saúde Mental da SES-DF, destacou o impacto da pandemia nos casos de depressão e ansiedade, além da importância do fortalecimento da rede de atenção psicossocial. “A SES tem investido na divulgação e no fortalecimento da rede de saúde mental”, afirmou.
Atualmente, o DF conta com 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são portas de entrada para tratamentos. A SES-DF planeja a criação de mais cinco Caps, dois para o público infantojuvenil e dois para o tratamento de dependência química.
Além dos serviços tradicionais, a SES-DF oferece 17 modalidades de Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como acupuntura, meditação, tai chi chuan, yoga, entre outros, que abordam a saúde de maneira integral.