Programa realizou quase 58 mil atendimentos em 2024 e promete ampliar sua atuação em 2025
A saúde ocupou o centro das atenções do Governo do Distrito Federal (GDF) em 2024, com o programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ se destacando como uma iniciativa exemplar de atendimento itinerante e gratuito. Com uma estrutura moderna e eficiente, foram realizados 57.694 procedimentos ao longo do ano, reforçando o compromisso do governo com o bem-estar da população.
A primeira edição, realizada no Riacho Fundo, atendeu 27.729 pessoas, enquanto o Sol Nascente recebeu o programa entre os dias 11 e 20 de dezembro, contabilizando 29.965 atendimentos. Os serviços mais requisitados incluíram exames laboratoriais (13.415 realizados), oftalmológicos (6.188) e consultas especializadas (3.634), nas áreas de clínica geral, ginecologia, obstetrícia, cardiologia e oftalmologia.
Com 1,2 mil metros quadrados, 16 consultórios e capacidade para atender até 300 pessoas por dia, o programa combina infraestrutura robusta com um sistema de agendamento online, garantindo organização e eficiência. A Tenda+ foi viabilizada por meio de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é operada em parceria com o Hospital São Mateus.
Além de consultas em especialidades como ginecologia, pediatria, dermatologia, cardiologia e ortopedia, o programa oferece uma ampla gama de exames, incluindo eletrocardiograma, mapeamento de retina, hemograma completo, glicose, lipidograma e muito mais.
O sucesso em Riacho Fundo e Sol Nascente impulsiona a expansão do programa em 2025. A Tenda+ visitará as regiões administrativas de Estrutural, Ceilândia e Santa Maria, permanecendo por 10 dias em cada localidade. Com agendamento digital, o GDF segue promovendo um acesso facilitado e humanizado aos serviços de saúde.
O Saúde Mais Perto do Cidadão é um exemplo claro de como a gestão pública pode fazer a diferença, atendendo às necessidades da comunidade e reafirmando o compromisso com uma saúde acessível e de qualidade.