Saúde do DF recebe R$ 140 milhões em recursos federais, impulsionando serviços e investimentos em 2024
O Distrito Federal alcançou um significativo incremento de quase R$ 140 milhões em recursos federais para o setor de saúde em 2024, representando aproximadamente 10% do orçamento total da Secretaria de Saúde (SES-DF). Esse avanço é resultado de um trabalho focado no controle, aprimoramento de fluxos de trabalho e planejamento contínuo, ações que estão fortalecendo o sistema público de saúde e garantindo maior eficiência no uso dos recursos.
Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, “o planejamento contínuo e o esforço conjunto são fundamentais para melhorar os serviços e garantir a transparência e eficiência na aplicação dos recursos.” O impacto dessas ações é evidente, contribuindo para a redução das listas de espera e a melhoria da qualidade do atendimento à população.
A automação dos processos e a modernização dos fluxos de trabalho na SES-DF permitiram avanços significativos, como a auditoria de quase 138 mil prontuários, um aumento considerável em relação ao ano anterior. A implementação de ferramentas para análise de dados foi crucial para essa conquista, duplicando o número de autorizações de internação hospitalar em 2024.
Além disso, a ampliação e credenciamento de novos serviços de saúde, como a Unidade de Terapia Intensiva Coronária do Hospital de Base e a revitalização da Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica no Hospital Regional do Gama, resultaram em um aumento nos repasses do Ministério da Saúde.
A dedicação e competência dos servidores públicos também foram essenciais para o sucesso dessa estratégia. O subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, ressaltou que “temos excelentes profissionais aqui” e destacou a importância da gestão compartilhada e da cultura de alta performance. Com essa visão, a SES-DF segue avançando na melhoria dos serviços de saúde para toda a população do DF. (*SES)