Saúde capacita 160 enfermeiros para melhorar cuidado com feridas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Evento reúne profissionais de todas os níveis de atenção da Secretaria de Saúde. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

 

Curso aprimora técnicas de tratamento de feridas para enfermeiros da rede pública do DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) concluiu uma capacitação de grande relevância para 160 enfermeiros, focada no atendimento a pacientes com feridas de diversos graus de complexidade. O “Curso em Assistência de Enfermagem à Pessoa com Ferida” foi realizado nesta semana no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), buscando aprimorar o cuidado nas atenções Primária, Secundária e Terciária da rede pública.

A capacitação de 10 horas, com certificação para os participantes, abordou desde princípios de anatomia e fisiologia da pele até técnicas avançadas de tratamento de feridas, além do impacto psicológico das lesões. “Foram selecionados enfermeiros com perfil multiplicador para disseminar esse conhecimento em suas unidades, ampliando o impacto da capacitação em todas as regiões de saúde”, explica Ávallus André Araújo, gerente de Serviços de Enfermagem na Atenção Primária e Secundária da SES-DF.

 

“Profissionais capacitados oferecem um tratamento mais eficaz e resolutivo”, avalia o gerente de Serviços de Enfermagem na Atenção Primária e Secundária, Ávallus André Araújo. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

 

A SES-DF realiza mensalmente cerca de 6 mil procedimentos de curativos, e o treinamento promete impactar diretamente a eficiência desses atendimentos. “Profissionais capacitados garantem tratamentos mais rápidos e eficazes, o que reduz o tempo de cicatrização e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, acrescenta Araújo.

Onde procurar atendimento?

As mais de 170 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF são as portas de entrada preferenciais para avaliação e tratamento inicial de feridas. “Na Atenção Primária, nossos enfermeiros estão prontos para avaliar as lesões e encaminhar o paciente, se necessário, para cuidados especializados,” orienta Araújo.

O treinamento foi elogiado por profissionais, como o enfermeiro Clauber Paulino da Silva, da UBS 15 de Ceilândia, que destacou a importância da capacitação para um tratamento mais assertivo e direcionado aos pacientes da rede pública.

Mais lidas

Capacita, hidrata e brilha: Vem Pro Senac ...
Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
...