Santos afunda na série B após rebaixamento
Na noite desta quarta-feira, um pesadelo se abateu sobre os santistas na Vila Belmiro e além. O Santos, após flertar com o rebaixamento nos últimos dois anos, não conseguiu evitar a queda e enfrentará a segunda divisão nacional pela primeira vez em sua história.
A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro selou o destino do Santos, enquanto as vitórias de Vasco e Bahia, que estavam atrás na tabela, consolidaram a queda. Em um ano marcado pela perda de seu ícone máximo, Pelé, o Santos encara agora seu calvário mais profundo, não disputando a Série A nem a Copa do Brasil em 2024.
Após uma breve demonstração de recuperação no Brasileirão, o Santos entrou em uma espiral de queda, amargando cinco partidas sem vitória. Na Vila Belmiro, apesar da luta, a equipe não conseguiu mostrar futebol. Mesmo com um esforço notável, a falta de qualidade foi evidente, levando a uma queda que nem mesmo Pelé poderia consertar.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Santos se viu lutando para evitar o rebaixamento no Brasileirão. Se nos anos anteriores a equipe flertou com a queda, desta vez o calvário se aprofundou, com várias rodadas dentro da zona de rebaixamento até o inevitável acontecer.
A responsabilidade pela queda recai, em grande parte, sobre os sucessivos erros da gestão de Andrés Rueda, que deixará a presidência em breve. A eleição para escolher um novo presidente está marcada para o próximo sábado. Rueda sairá do cargo entregando o clube na segunda divisão, com finanças prejudicadas, e enfrentando a desaprovação da torcida, que expressou seu descontentamento antes mesmo do apito final do jogo.