O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Ruy Coutinho, em entrevista ao Tudo Ok Notícias, disse que o Banco Regional de Brasília (BRB), passa por um processo de modernização e robustos arranjos operacionais. Ele afirmou que Ibaneis Rocha (MDB), acertou na escolha do presidente Paulo Henrique Costa.
Tudo Ok Notícias – Em 2018, o Banco de Brasília foi submetido à Operação Circus Maximus da Polícia Federal. Como o senhor analisa hoje o desempenho do BRB?
Ruy – O “modus operandi” do Banco de Brasília sofreu notável mudança com a chegada do Paulo Henrique como CEO do grupo. As administrações anteriores agiam, muitas vezes, de maneira contraditória e pouco adequada às convenções traçadas pelo Sistema Financeiro Nacional, com visível carência de racionalização interna e perceptível timidez na condução dos negócios.
Tudo Ok Notícias – O Banco de Brasília atingiu uma marca histórica e chegou a R$ 7,277 bilhões, com um crescimento de 500%. Em em sua opinião, o presidente Paulo Henrique está no caminho certo?
Ruy – A direção do Banco, no meu entendimento, está na rota correta, dando nova dinâmica à instituição, que vem evoluindo de uma atuação predominante local para um espectro regional e até extra-regional.
O BRB passa por um processo de modernização e robustos arranjos operacionais, justamente quando são implementadas novas formas de atuação por parte do ecossistema financeiro, como o “open banking”, o “Pix”, as “fintechs”, onde a concorrência passa por um processo de acentuado acirramento, o nível de governança torna-se mais ativo e a percepção de compliance levada muito mais a sério.
A injeção de recursos na economia brasiliense, no auge da pandemia do Covid-19, resultou numa extraordinária curva de crescimento nas aplicações do Banco, potencializando o empreendedorismo e a inovação, a despeito de uma conjuntura de desaceleração econômica global.
Tudo OK Notícias – Qual avaliação do atual presidente Paulo Henrique à frente do Banco de Brasília, hoje?
Ruy – O presidente Paulo Henrique e sua equipe de profissionais, altamente, qualificados, constituíram uma das mais felizes escolhas do governador Ibaneis Rocha. Eles trouxeram uma grande capacidade de inovação e reinvenção, resultando em soluções, realmente, disruptivas. Mantiveram a consistência no caminho que traçaram, focado no que se propuseram a realizar. Paulo Henrique foi um grande parceiro que tive enquanto permaneci à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.