River Plate, Palmeiras e Flamengo têm os ataques mais eficientes da Libertadores; veja rankings

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Julian Álvarez é o artilheiro do River Plate na Libertadores, com cinco gols marcados — Foto: Staff Images/Conmebol

 

Com o encerramento da fase de grupos da Libertadores na última quinta-feira, 22, o ge analisou as principais virtudes ofensivas das equipes que buscam o posto mais alto do futebol sul-americano. Pelo Brasil, Athletico-PR, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Internacional e Santos classificaram-se para a fase mata-mata. Já o São Paulo deu adeus à competição após ser superado por River Plate e LDU.

Apesar de Palmeiras, Santos e Flamengo possuírem as três melhores campanhas da fase de grupos da Libertadores, é o River Plate quem lidera quando o assunto é ataque. A equipe é a que precisa de menos finalizações por jogo para colocar a bola na rede (cinco arremates por gol). Além disso, os argentinos só ficaram atrás do Guaraní-PAR em número de gols na competição. Na média, porém, os milionários voltam à ponta, já que a equipe paraguaia disputou seis jogos na fase preliminar da competição.

Os times que participaram apenas da pré-Libertadores não foram levados em consideração nos rankings desta reportagem.

Times que precisam de menos finalizações para marcar um gol

Time Total de finalizações Total de gols Finalizações por gol
River Plate 105 21 5,0
Palmeiras 88 17 5,2
Flamengo 74 14 5,3
Nacional-URU 52 9 5,8
Caracas 50 8 6,3
Guaraní-PAR 147 23 6,4
Independiente del Valle 91 14 6,5
LDU 79 12 6,6
Barcelona de Guayaquil 126 19 6,6
São Paulo 100 14 7,1

A boa fase ofensiva do time de Marcelo Gallardo conta com o poderio de Julián Álvarez, Borré e Ignacio Fernandez – artilheiros do River na Libertadores. Com cinco gols, Álvarez só fica atrás de Fidel Martínez, do Barcelona de Guayaquil, na disputa pela chuteira de ouro. O atacante argentino tem a chance de ultrapassar o equatoriano que já encerrou sua participação na competição.

Julian Álvarez é o artilheiro do River Plate na Libertadores, com cinco gols marcados — Foto: Staff Images/Conmebol
Julian Álvarez é o artilheiro do River Plate na Libertadores, com cinco gols marcados — Foto: Staff Images/Conmebol

No topo deste ranking ainda aparecem dois clubes brasileiros: Palmeiras e Flamengo. O clube paulista trocou de treinador, mas avançou com a melhor campanha da competição e uma explicação está na eficiência ofensiva do time. O Verdão marcou 17 gols em 88 tentativas – o que dá a marca de um gol a cada 5,2 conclusões. Número bem próximo ao alcançado pelo River Plate. Os artilheiros do Alviverde são Luiz Adriano, com quatro gols, e Willian, com três.

O Rubro-Negro carioca vem logo atrás e faz um gol a cada 5,3 finalizações na Libertadores. Com 14 gols marcados até aqui, o atual campeão tem Bruno Henrique como goleador máximo, com quatro gols. Vale lembrar que o atacante foi eleito o melhor jogador da edição passada.

Bruno Henrique é o artilheiro do Flamengo na Libertadores de 2020, com 4 gols marcados — Foto: Staff Images/CONMEBOL
Bruno Henrique é o artilheiro do Flamengo na Libertadores de 2020, com 4 gols marcados — Foto: Staff Images/CONMEBOL

Se na eficiência o River Plate lidera, na intensidade quem leva a melhor é o seu compatriota Racing. O clube de Avellaneda possui a maior média de finalizações por jogo da Libertadores, arrematando 20,2 vezes ao gol adversário por partida. Os milionários aparecem logo depois com números relevantes – são 17,5 finalizações, em média, por partida na competição.

O São Paulo, que não apresentou uma defesa sólida no continental, aparece bem quando o assunto é volume de jogo. Com 16,7 arremates por partida, o Tricolor Paulista fecha o pódio do ranking de maiores chutadores da Libertadores.

Times que mais finalizam por jogo

Time Total de finalizações Finalizações por jogo
Racing 121 20,2
River Plate 105 17,5
São Paulo 100 16,7
Bolívar 97 16,2
Boca Juniors 95 15,8
Independiente del Valle 91 15,2
Peñarol 90 15,0
Palmeiras 88 14,7
Olimpia 84 14,0
Delfín 82 13,7

Vale destacar que as duas equipes que lideram o ranking de finalizações na Libertadores em números absolutos, Guaraní-PAR, com 147 finalizações, e Barcelona de Guayaquil, com 126 finalizações estrearam na primeira fase da competição e tiveram o dobro de partidas dos demais, o que explica a vantagem de ambas.

Donos da bola

Nesta Libertadores, times que ficam mais tempo com a bola do que o adversário têm vantagem sobre os demais. Prova disso é que oito dos dez clubes com mais posse se classificaram para a fase mata-mata do continental – somente Universidad Católica e Independiente Medellín foram eliminados.

Liderando o ranking com 65,2% do tempo com a bola, a equipe do Independiente del Valle vem demonstrando um estilo de jogo sólido, que preza pela manutenção da posse e o controle do jogo. Não à toa, os equatorianos são os atuais campeões da Copa Sul-Americana e chegam fortes para a próxima fase da Libertadores.

Schunke (5) comemora com Preciado após o golaço do lateral do Independiente del Valle contra o Flamengo — Foto: Franklin Jacome/Reuters
Schunke (5) comemora com Preciado após o golaço do lateral do Independiente del Valle contra o Flamengo — Foto: Franklin Jacome/Reuters

Melhor equipe nacional no quesito, o Internacional soma, em média, 60,3% da posse, seguido por Santos e Athletico-PR, ambos com 56,7% do tempo com a bola em seu domínio.

Times com mais posse de bola

Time Jogos Porcentagem de posse de bola
Independiente del Valle 6 65,2
Universidad Católica 6 62,4
Racing 6 62,3
Internacional 10 60,3
Santos 6 56,7
Athletico-PR 6 56,7
Boca Juniors 6 56,1
Palmeiras 6 55,8
Independiente Medellín 10 55,8
LDU 6 55,7

Mais lidas

A fraude do INSS e a omissão criminosa do ...
Na farra do INSS, quem menos anda voa
Governo prevê mais de R$ 500 milhões em in...
...