Revitalização segue surpreendendo moradores da Asa Sul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Obras e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), já iniciou a reconstrução das calçadas que circundam as quadras 509 e 510 Sul.

Os pisos de pedra portuguesa dos passeios comerciais das vias W2 e W3 estão sendo substituídos por placas de concreto de 40cm x 40cm que darão mais acessibilidade e segurança a quem circula por lá. Trata-se de mais uma etapa do projeto histórico de revitalização da principal via comercial de Brasília.

Cerca de 65% das obras de infraestrutura e urbanização das quadras 509 e 510 Sul já foram concluídas.

Por lá já está pronta boa parte dos estacionamentos da W2, feitos em bloquetes de concreto. As pedras portuguesas, símbolos das calçadas da W3, saíram da área de circulação, mas voltarão ao longo de uma faixa na qual estão instalados os postes de energia e as placas de sinalização.

Também começaram a ser colocados os blocos de meios-fios entre as duas pistas, no canteiro central.

Até o momento, o GDF já concluiu a revitalização das quadras 511 e 512 Sul e planeja entregar o conjunto das quadras 509 e 510 Sul ainda na segunda quinzena de agosto.

Além da troca das calçadas e a readequação do sistema viário com estacionamentos, estão previstas obras de acessibilidade, paisagismo, recuperação dos becos entre os blocos e serviços complementares de drenagem e sinalização.

Secretário de Obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho ressalta que a primeira etapa do projeto de revitalização da W3 Sul serviu de aprendizado para que problemas enfrentados sejam solucionados com mais rapidez.

Enfrentamos muitos desafios e obstáculos que serviram de aprendizado para a revitalização das demais quadras”, conta. “O que temos agora são serviços mais limpos, ágeis e corretos, o que evita alguns retrabalhos que tivemos nas primeiras duas quadras.”

Novos Investimentos 

Secretaria de Obras atua na licitação da execução das quadras 513 e 514 Sul, enquanto conclui o projeto básico para licitar a revitalização das quadras 502 a 508 Sul. Nesse conjunto de sete quadras, o investimento previsto é de R$ 13 milhões.

O governo planeja licitar em 18 de agosto a revitalização das quadras 515 e 516 Sul – só ali serão aplicados R$ 3.543.293,30. A verba virá de um convênio feito com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

“Os recursos arrecadados com a venda de terrenos se transformam em realizações que melhoram a vida da população, com investimento em infraestrutura e tecnologia”, afirma o presidente da estatal, Izídio Santos.

De acordo com o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, cumprida a etapa de licitação das obras, a expectativa é de que seja possível já colocar as máquinas para revitalizar todas as quadras restantes da W3 em setembro. “Estamos com os projetos prontos, todos eles harmonizados urbanisticamente. Ao licitar, tiramos do papel o sonho de ver a W3 Sul revalorizada”, prevê o gestor.

HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

 

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...