Restaurantes Comunitários do DF celebram o dia do cerrado com Educação Alimentar e Nutricional

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Nutricionistas dos restaurantes comunitários do DF participaram de ação, nesta terça-feira (12), para orientar sobre os benefícios dos frutos do Cerrado e sugerir receitas | Fotos: Carol Nogueira/Sedes

 

Iniciativa promove o conhecimento dos frutos do Cerrado e seus benefícios para a saúde, destacando a culinária regional

 

 

Em comemoração ao Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, os 15 restaurantes comunitários do Distrito Federal promoveram uma ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nesta terça-feira (12). O objetivo da iniciativa foi informar e conscientizar as famílias que frequentam essas unidades sobre os frutos nativos do Cerrado e os benefícios para a saúde que esses alimentos proporcionam. Entre os destaques estão o pequi, o buriti, a guariroba, a cagaita e a castanha-de-baru.

 

 

Além de murais informativos criados por cada restaurante comunitário e da veiculação de um vídeo explicativo, as nutricionistas dessas unidades distribuíram folhetos informativos com sugestões de receitas que utilizam os frutos do Cerrado. Para permitir uma degustação dos sabores da região, a torta de frango com pequi foi servida como prato do dia.

 

 

Rosielle Alves, nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e que atua no Restaurante Comunitário de Sobradinho II, explicou a importância da ação: “A ação de EAN deste mês tem como objetivo informar e conscientizar a população acerca da importância e da diversidade do nosso Cerrado, que tem diversos frutos que podem ser utilizados em várias preparações bem nutritivas, como essa torta de frango com pequi que escolhemos para servir de degustação neste mês.”

 

 

O cardápio do dia incluiu frango à moda caipira, com coxa e sobrecoxa cozidos, tomate, cebola e quiabo, acompanhados de salada, arroz, feijão e farofa com raspas de pequi. Como sobremesa, foi servida banana.

 

 

Uma das frequentadoras do Restaurante Comunitário de Sobradinho II, Fabiana de Jesus, elogiou a escolha do cardápio e a iniciativa: “A torta de frango estava sensacional, muito gostosa. Eu, que sou goiana, amei! O cardápio de hoje, a comida, nem se fala. Estava ótimo. Sempre venho quando posso no restaurante.”

 

Todos os meses, os 15 restaurantes comunitários da Sedes oferecem ações para orientar usuários sobre uma alimentação mais balanceada

A ação de Educação Alimentar e Nutricional faz parte do compromisso do Estado em promover, prover e proteger a saúde dos indivíduos, integrando as práticas de EAN com os programas de acesso ao alimento no Distrito Federal. Mensalmente, os 15 restaurantes comunitários da Sedes oferecem ações com temas variados aos usuários, buscando disseminar informações corretas e de qualidade para que possam ser incorporadas ao cotidiano.

 

 

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, destacou a importância dessas iniciativas: “Há um planejamento anual, realizado no começo do ano, com todas as nutricionistas para definir os temas que serão abordados. Escolhemos assuntos ligados ao dia a dia, como foi o combate ao desperdício de alimentos e o planejamento de compras. Mas também aproveitamos as datas comemorativas para conscientizar as famílias sobre temas específicos, como esse do Dia do Cerrado.”

 

*Com informações da Sedes

Mais lidas

Todos iguais na morte
EM NOME DA MEMÓRIA, NÃO DEVEMOS ESQUECER U...
Ibaneis: “Francisco, farol de amor e justiça”
...