Renan perde a mão e corre risco de perder eleição

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por Maurício Nogueira 

 

19h 50 – Em sessão preparatória do Senado a que era para decidir o futuro presidente do Senado, trornou-se uma confusão generalizada.

Presidindo a sessão o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) candidato não oficial ao cargo. Foi contestada pelos aliados do senador Renan Calheiros.

Vale lembrar ale que Alcolumbre (DEM-AP) exonerou o secretário-geral, Luiz Fernando Bandeira de Mello, do cargo.
O motivo: Mello editou uma medida para que um “aliado” de Renan Calheiros (MDB), o senador José Maranhão, também emedebista, presidisse a eleição da Casa, marcada para às 18h desta sexta (1º/2).

Atendendo a requerimento do senador Randolfe Rodrigues, o presidente da mesa colocou sob votação se o voto seria aberto ou fechado. Por 50 votos a 2, a votação será nominal e aberta.

19h 56 – Sob o olhar irado de Renan e seus correligionários principais Humberto Costa (PT-PE), Kátia Abreu (MDB-TO) e Eduardo Braga (MDB-AM), Kátia Abreu, em meio a tentativa de agressão de Renan ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) em uma rodinha fechada no centro do plenário, subiu até a mesa e se apossou da pasta com registro das respostas de questões de ordem, que estava à frente de Alcolumbre. Em seguida desceu ao plenário e se negou a devolvê-la.
Foi pedido até o encerramento da sessão.

20h 00 – O cenário lembrou eleições de Centro Acadêmico, daquelas tumultuadas, ou episódio de Escolinha do Professor Raimundo. O detalhe é que esta é a segunda sessão da mais alta Casa do Congresso.

20h 16 – Sessão continua discutindo-se o regimento. Alcolumbre recebeu apelo de Álvaro Dias para se cristalizar o que foi decidido até o momento. Em seguida, Alcolumbre pediria para o senador José Maranhão (MDB-MA) assumir a presidência da mesa.

O senador Antônio Reguffe (Sem Partido-DF) endossou as palavras de Álvaro.

A sessão segue com parlamentares estreantes atônitos com o impasse protagonizado pelos nobres senadores.

Alcolumbre expressou que irá sair da presidência da mesa assim que for indicada sua candidatura.

A sessão foi suspensa até este sábado, às 11 horas, quando será realizada a eleição que definirá quem será o presidente da Casa.

 

 

 

Mais lidas

Dra. Zeli recebe Título de Cidadã Goiana e...
Arthur Lira recorre contra arquivamento de...
Tarcísio descarta mudança de partido
...