Renan Calheiros sofre derrota na CPI da Braskem

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

CPI da Braskem: Relatório final à vista, mas Renan Calheiros sai derrotado

 

 

Após três meses intensos de investigações, a CPI da Braskem se prepara para votar seu relatório final na próxima terça-feira, dia 21. Com o objetivo de apurar responsabilidades pelo acidente ambiental que resultou no afundamento de bairros inteiros em Maceió, Alagoas, o relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), compilou um documento de 1300 páginas, detalhando o indiciamento de executivos da Braskem após ouvir mais de 20 testemunhas.

 

Nos bastidores do Congresso Nacional, comenta-se que o grande mentor da CPI, senador Renan Calheiros, saiu derrotado. O objetivo político de Renan era desgastar a imagem do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). No entanto, uma pesquisa recente mostra alta aprovação de JHC, que disputará a reeleição em outubro.

 

Em uma tentativa de conter a ascensão de JHC, Renan lançou o deputado federal Rafael Brito (MDB) como seu candidato. Porém, a estratégia não parece ter surtido o efeito desejado. Outro fator que contribuiu para a frustração de Renan foi o acordo firmado entre JHC e a Braskem, que resultou em uma indenização de cerca de 1,7 bilhão de reais para o município, destacando a competência do prefeito em lidar com a crise.

 

Sem força política, sem brilho e sem sucesso, Renan Calheiros vê sua influência declinar ainda mais, especialmente com a aproximação do presidente Lula com Arthur Lira, seu maior adversário. Este cenário evidencia a derrocada de Renan Calheiros, onde sua tentativa de manobra política falhou novamente.

Mais lidas

Mais 71 mulheres em situação de violência ...
A doença é a pobreza
Sesc-DF leva saúde e cuidado ao Lago Oeste...
...