Rei do Lixo do Ceará é preso por fraude em licitação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

“Rei do Lixo” do Ceará é preso por fraudes em contratos de limpeza pública

O empresário Antônio de Pádua Lopes, conhecido como Totonho Lopes, foi preso nesta semana durante a Operação Subterfúgio, conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). Totonho é suspeito de envolvimento em fraudes em licitações na Prefeitura de Ibiapina, no interior do estado.

Apontado como o “Rei do Lixo” por sua atuação no setor de limpeza urbana em diversas prefeituras cearenses, Totonho também possui negócios no ramo da construção civil. Casado em regime de comunhão de bens com Ana Maria Isaías Braga, que é sócia do ex-governador Cid Gomes na empresa Corte 08 Gestão e Empreendimentos Ltda., Totonho é ainda citado como suposto parceiro de Cid em empreendimentos imobiliários na região de Sobral e zona norte do Ceará.

A investigação apura supostas práticas de peculato, falsidade ideológica, associação criminosa e superfaturamento, além da possível inexecução contratual nos serviços prestados pela empresa de limpeza pública contratada pela prefeitura de Ibiapina. O contrato sob suspeita atinge o montante de R$ 6.437.762,42.

O MPCE também investiga a possível participação de autoridades com foro por prerrogativa de função no esquema. Até o momento, nem os investigados nem a defesa de Totonho Lopes se pronunciaram oficialmente sobre as acusações.

Mais lidas

Sesc-DF transforma vidas com projetos soci...
Rei do Lixo do Ceará é preso por fraude em...
Supremo x Trump: Briga Global
...