Atividades foram retomadas adotando as medidas de segurança quanto à transmissão da Covid-19.
Por Jurana Lopes
Setembro é lembrado como o mês de prevenção ao suicídio e o dia 10 é marcado como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Pensando nisso, a Região de Saúde Centro-Sul organizou várias atividades no Instituto de Saúde Mental (ISM). Dentre elas, estava a liberação de balões amarelo, que ocorreu no último dia 9, para simbolizar a liberdade e a leveza da vida.

Balonaço abriu as atividades do Setembro Amarelo no Instituto de Saúde Mental, no Riacho Fundo I – Foto: Divulgação/SES-DF
“A abertura do Setembro Amarelo com o ‘Balonaço’ é uma tradição na Região de Saúde Centro-Sul, normalmente se faz nos dias 9 ou 10 de setembro, em alusão ao Dia ‘D’ de prevenção ao suicídio e faz referência à importância dos cuidados à saúde mental. Devido à pandemia da Covid-19 as atividades de grupos presenciais (oficinas) foram suspensas e os atendimentos têm sido realizados de forma virtual”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.
Foram retomadas, adotando-se as medidas de segurança quanto à transmissão da Covid-19, as atividades de Tai Chi Chuan e de dança ao ar livre. Os pacientes mantiveram distanciamento seguro, utilizaram máscaras, além de álcool em gel disponível e o contínuo incentivo pelos colaboradores do evento.
“Distribuímos kits de lanches individuais no formato de ‘lanche box’. Alguns pacientes emocionaram-se com o retorno das atividades, que apesar de terem um novo formato com menor duração, realizadas ao ar livre e com no máximo cinco pessoas, são de suma importância para o tratamento de pessoas com necessidade de apoio psicoterapêutico”, afirma Flávia.

Oficinas são promovidas na Atenção Primária na Região de Saúde Centro-Sul – Foto: Divulgação/SES-DF
Na atenção primária, foram realizadas oficinas de treinamentos para todas as salas de acolhimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acolher pacientes que precisam de apoio quanto à saúde mental. O treinamento faz parte do projeto Wanda Horta. Foram confeccionados e entregues folders informativos. Até o final de setembro estão programadas diversas atividades na região.
Trabalho contínuo
De acordo com Elaine Bida, diretora dos Serviços de Saúde Mental (Dissam), segue durante o ano inteiro com os atendimentos dos serviços especializados para proporcionar um atendimento de qualidade, individualizado, que atende a todos que procuram nos diversos níveis de atenção (primária, secundária e hospitalar), por meio de um direcionamento técnico e ético com normas, notas e orientações em geral. (Agência Saúde DF)