PMDF e Detran-DF se unem para proteger 475 mil alunos e conscientizar sobre trânsito nas imediações das escolas
Para garantir a segurança e tranquilidade dos 475 mil alunos que retornarão às aulas na rede pública de ensino, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) estão realizando uma operação especial. A ação terá início na segunda-feira (31) e se estenderá até sexta-feira (4/8).
A PMDF empregará todas as suas unidades, direta ou indiretamente, na operação, contando com o apoio de diferentes batalhões, como os de Trânsito, Aviação Operacional e o Cães, além da cavalaria. O policiamento será intensificado nas imediações das escolas, com caráter preventivo e educativo. Os estudantes receberão dicas de segurança e participarão de palestras sobre prevenção de crimes violentos, bullying e uso de drogas.
Além disso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Ciclo de Palestras Educar para a Cidadania (Cipeduc) também estarão presentes, proporcionando uma abordagem educativa mais ampla. A banda de música da PMDF contribuirá com a sensibilização dos alunos.
O Detran-DF, por sua vez, intensificará as ações educativas e de fiscalização no trânsito durante o período de volta às aulas. Serão realizadas atividades com palestrantes, mímicos, repentistas e professores, com o objetivo de conscientizar pais, professores e estudantes sobre a importância de respeitar as normas de trânsito, especialmente nas áreas escolares, no embarque e desembarque, e nas faixas de pedestres.

Para os pais e alunos, a PMDF oferece algumas dicas para um retorno às aulas mais seguro:
- Utilizar o uniforme da escola para facilitar a identificação dos estudantes;
- Resolver eventuais problemas ou conflitos por meio do diálogo;
- Evitar trajetos vazios ou sem iluminação no caminho para a escola;
- Não se distrair com o uso de celulares em vias públicas;
- Recusar presentes e convites de estranhos para passeios;
- Acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 caso observe algo estranho ou atitudes suspeitas;
- Motoristas devem redobrar a atenção devido ao aumento do fluxo de crianças e adolescentes nas proximidades das escolas;
- Pais devem monitorar os meios de comunicação e redes sociais dos filhos.
Com essas medidas, busca-se proporcionar um ambiente mais seguro para os estudantes durante o retorno às atividades escolares após o recesso de meio de ano. A presença do reforço policial e das ações educativas deve contribuir para prevenir possíveis incidentes e promover a segurança de todos os envolvidos no processo educacional.