Por Simone Salles
No Distrito Federal, o Diretório Regional do partido União Brasil anunciou como seu presidente o advogado tocantinense Manoel Arruda, em detrimento de outros nomes, como o do ex-deputado federal Alberto Fraga. Por ter ficado à frente do diretório regional do DEM no DF por 19 anos, o coronel da reserva da Polícia Militar não escondeu seu desapontamento com a decisão. Empenhado em vencer as eleições que disputará este ano para deputado federal, Fraga alertou que se não presidisse a legenda na capital, se filiaria ao PL.
Embora o União Brasil – resultado da fusão do DEM e do PSL – tenha sido criado para ser uma das maiores bancadas da Câmara e conte com fundos partidário e eleitoral substanciais, suas disputas internas têm favorecido o crescimento do PL, graças ao ingresso de diversos filiados oriundos da sigla recentemente oficializada pelo TSE.
Com quase 1 bilhão de reais em recursos públicos para investir no pleito, o União Brasil tem como prioridade as eleições proporcionais e eleger o máximo de deputados federais e alguns estaduais que se mostrem mais competitivos.